Cultura

Raça, etnia, gênero e sexualidade são temas do Desfazendo Gênero

vide
Eder Luis Santana , Salvador | 06/09/2015 às 11:16
Seminário na UFBA
Foto: DIV
Discussões que envolvem gênero, raça, etnia e sexualidade não podem estar segmentadas. É com essa ideia na cabeça que pesquisadorxs e ativistas se reúnem neste domingo, 06, para participar do Encontro de Diálogo Interdisciplinar – Etnicidades. A discussão promete trazer reflexões ligadas à importância da interseccionalidade
entre marcadores sociais que ajudam na formação de novas consciências individuais e coletivas.

O evento integra a programação do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, que teve início no dia 04 e segue até 07 de setembro, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia. O debate acontece das 13h30 às 17h30, no auditório B do PAF V, e será mediado por duas professoras que integram o quadro docente da UFBA.

Uma das mediadoras é a historiadora e capoeirista Janja Araújo, conhecida como Mestra Janja. A segunda é a designer de moda e pesquisadora Carol Barreto, que trabalha com raça e gênero a partir da reflexão da aparência como ativismo político. “Pensar raça/etnia em um seminário como o Desfazendo Gênero é uma forma também de desconstruir, de decompor este padrão de sexualidade, que perpassa, infelizmente, de maneira central, pela cisgeneridade e pela branquitude”, afirma Carol Barreto. 

O EVENTO – O Seminário Internacional Desfazendo Gênero foi criado em 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pelo núcleo Tirésias, à época coordenado pela professora Berenice Bento. A proposta foi a de criar um espaço específico para os estudos e ativismos queer no país.

Logo após o término da primeira edição, em Natal, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT – UFBA), assumiu a missão de realizar a segunda edição em Salvador. Capitaneado pelo professor Leandro Colling, o CUS é formado por alunos e alunas de graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas na área.


Serviço

O
que: Encontro de Diálogo Interdisciplinar (EDI) – Etnicidades

Quando:
06 de setembro.

Onde:
auditório B, no pavilhão de aulas 5, das 13h30 às 17h30.

Evento
integra a programação do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.

Programação completa no http://www.desfazendogenero.ufba.br/