Cultura

EXPOSIÇÃO YANN ARTHUS-BERTRAND fotografias na Aliança Francesa, dia 9

Programe-se
Márcia Moreira , Salvador | 06/09/2015 às 19:53
Choximilco, México
Foto: Yann Arthus-Betrand
Neste mês a Aliança Francesa entra na rota das discussões sobre Mudanças Climáticas e Meio Ambiente. A partir do dia 9 de setembro, a instituição abre a exposição 60 Soluções Frente às Mudanças Climáticas, com 21 fotos do renomado fotógrafo francês Yann Arthus-Betrand. São imagens impactantes feitas em países diversos como Guiana Francesa, México, Dinamarca, Mali e Bangladesh (fotos em anexo) 

O olhar sensível do fotógrafo leva o público a refletir sobre o planeta que temos e o que estamos fazendo com ele. O legado que herdamos e o que estamos deixando para as próximas gerações.  Situações de beleza extrema – como na foto da floresta da Guiana Francesa – ou de desequilíbrio total da natureza – como na imagem de uma inundação em Bangladesh. No texto de abertura da exposição, Yann Arthus-Betrand, afirma: “Precisamos de uma revolução. Não como aquelas que enchem nossos livros de história e cemitérios. Mas uma revolução espiritual que instale uma consciência mais forte sobre a linha que nos une, uns aos outros e ao nosso planeta”. 

A exposição é patrocinada pela Agência Francesa de Desenvolvimento, a Fundação GoodPlanet, a Embaixada da França no Brasil e as Alianças Francesas do Brasil. A exposição já passou por Brasília, Belo Horizonte e Recife e ainda vai percorrer outras cidades do Brasil e também outros países. 

A mostra 60 Soluções Frente às Mudanças Climáticas integra as ações da Aliança Francesa para cooperar nas discussões sobre a COP 21 (Conferência do Clima), que será realizada de 30/11 a 11/12 deste ano, em Paris. A conferência vai reunir 196 países-membros da Convenção do Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). O objetivo é buscar um novo acordo global que possa substituir, de forma mais eficiente, o Protocolo de Kyoto.

Além das fotografias, a Aliança Francesa organiza uma mostra de 4 documentários, sendo um deles Home do próprio Yann-Arthus Bertrand. A exposição 60 Soluções Frente às Mudanças Climáticas pode ser visitada de 09 até o dia 30 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 21h.


Yann Arthus-Betrand

O fotógrafo francês Yann Arthus-Betrand começou fazendo registros de animais até descobrir e se apaixonar pela fotografia aérea. Ele percorreu o mundo e fez imagens fantásticas do planeta Terra, sendo uma das mais famosas a de um manguezal com forma de coração na Nova Caledônia, que foi utilizada como capa para seus livros The Earth from the air e The Earth from above. Publicou mais de 60 livros com suas fotografias feitas em helicópteros e balões. Seu trabalho foi publicado várias vezes na Revista National Geographic e exibido em diversos países. Arthus-Bertrand é um membro da "Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France". Em 5 de junho de 2009 estreou um filme chamado Home.

www.yannarthusbertrand.org
SERVIÇO
O que: Exposição 60 Soluções Frente às Mudanças Climáticas, com 21 fotos de Yann Arthus-Betrand
Onde: Aliança Francesa, Av. Sete de Setembro, 401, Ladeira da Barra
Quando: de 9 a 30 de setembro.


Aliança Francesa
Assessoria de Comunicação