Cultura

Grupo de Nova Iorque faz dois concertos em Salvador

Elogiado coletivo novaioquino que propõe "novo modelo de para um novo século" se apresenta no bairro do Santo Antonio e no Espaço Xisto Bahia
Imprensa MAB , Salvador | 20/08/2015 às 14:57
International Contemporary Ensemble
Foto: Carrie Schneider

Criado em 2001 dentro de um ônibus a caminho de Chicago, o ICE - International Contemporary Ensemble é um coletivo de 33 músicos norte-americanos interessados em investigar a música de concerto contemporânea e propor "um novo modelo para um novo século: uma organização modular e inovadora, dirigida por artistas, capaz de transformar novas ideias em música nova e música nova em novas ideias", como explica o site do grupo.

O Música de Agora na Bahia promove dois concertos do ICE em agosto dentro da terceira edição dos seus seminários. O MAB tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.

Coletivo de até 33 músicos que se dividem em módulos de acordo com a ocasião, o ICE é descrito pelo New York Times como "um dos mais talentosos e ousados grupos da nova música".

Com um repertório que alcança 500 composições de novos autores, o ICE se apresenta desde em salas de concerto até em espaços de cultura alternativa, dialogando com as mais variadas vertentes da música contemporânea.

De acordo com seu material de divulgação, o ICE pode se apresentar tanto como um laptop um clube noturno, quanto como um grupo de câmara em uma instalação em um galeria de arte ou mesmo com um grande número de músicos em uma sala de concerto.

Em Salvador, o ICE fará dois concertos, com formatos descontraídos, nos dias 22 e 23, no Oliveira's (Santo Antônio) e no Piso C do Teatro castro Alves, além de oficinas para compositores e instrumentistas.

Desnecessário dizer que a oportunidade para estudantes e músicos baianos de travar contato com profissionais deste nível é absolutamente imperdível.

No repertório dos concertos em Salvador, o ICE executará composições novas de autores baianos de agora, como Alexandre Espinheira, Túlio Augusto, Paulo Rios Filho e Paulo Chagas.

Além do ICE, os Seminário do MAB também apresentam dois concertos do grupo carioca Abstrai

 

Serviço:

III Seminários em Música Contemporânea do MAB

22 a 26 de agosto

 

International Contemporary Ensemble (Nova Iorque)

22/08

18h

Oliveira's (Santo Antônio)

 

23/08

20h

Piso C, Teatro Castro Alves

 

Concerto em Rede

Coordenação de Cristiano Figueiró

24/08

20h

Auditório do PAF III (Campus Ondina, UFBA)

 

ABSTRAI (Rio de Janeiro)

25/08

20h

Reitoria da UFBA

 

26/08

20h

Espaço Xisto Bahia