Cultura

Professores da área e letras e de história lançam livro na UFBA

A obra será lançada na Biblioteca Central no PAF de Ondina
Raphael Cloux , Salvador | 05/08/2015 às 14:36
Capa do Livro
Foto: Divulgação

No dia 13 de agosto, quinta-feira, professores e pesquisadores da área e letras e de história farão lançamento de livro que promete diálogos entre os campos da historiografia e dos estudos literários. A obra, que sai pela baiana Editora Kawo-Kabiyesile (que tem agitado a cena da produção autoral baiana), é uma coletânea de artigos e tem como autores Kleberson Alves (org.), Leice Costa (org.), Carla Costa, Sílvia de Jesus e Vanderlândia Souza. A obra será lançada na UFBA (Universidade Federal da Bahia), na Biblioteca Central no PAF de Ondina (Av. Adhemar de Barros, Ondina), 18h, com entrada gratuita durante a realização do ENECULT.

A coletânea problematiza que refletir sobre o jogo de aproximação e distanciamento entre as narrativas literárias e historiográficas é um trabalho que requer uma retomada a diferentes períodos da história da humanidade, em que História e Arte Literária eram postas lado a lado sem maiores implicaturas ou contestações/questionamentos acerca desse fato, até o surgimento de uma necessidade humana de separar e definir os papéis das áreas de atuação humana, a partir do XVIII, com a ascensão do Iluminismo, as revoluções industriais, a disseminação da noção de cientificismo pautada no positivismo e darwinismo e o advento das novas tecnologias, quando os campos que passaram a ser vistos como científicos, impuseram à História a obrigação de se qualificar e posicionar enquanto uma área das ciências humanas. Em contrapartida, a Literatura passou a ser vista como um tipo de narrativa sem relevância social, ao passo que parecia voltar-se apenas ao universo do imaginário, do ideal, sem fins concretos, Diante disso, alguns intelectuais do campo da Literatura passaram a se preocupar em produzir narrativas literárias com base nos princípios realistas e positivistas, o que deu abertura para o surgimento dos movimentos literários Realismo e Naturalismo. Além da Literatura ser concebida mediante a noção de arte pela arte, em que a produção literária se restringia ao estético, com os parnasianos.

  Nesse período, muitos literatos e historiadores parecem ter perdido de vista o que já havia sido exposto por Aristóteles na antiga Grécia, acerca da Arte Literária, devido aos ideais pulsantes entre os séculos XVIII e XIX, pois o filósofo concebia a Arte Literária como a capacidade de representação das ações humanas através da imitação do que foi, é ou poderia ser.

  No entanto, com a virada do século XIX para o XX, a crença na Arte Literária como meio de representação do âmbito social é retomada,  através do movimento dos Annales. De lá pra cá, uma fração significativa tanto de literatos quanto de historiadores passou a apostar no desenvolvimento de pesquisas com base em estudos dialógicos entre a História e Literatura, assim como, outras áreas que passaram a ser vistas como domínios da História, tais como a sociologia, antropologia, geografia, mentalidades, entre outras.

  Assim, é apostando e defendendo essa possibilidade de diálogo entre Literatura e História, que na obra, Caminhos e encontros literários e históricos, oferece ao seu público leitor um conjunto de cinco artigos acadêmicos que versam sobre essa relação entre essas áreas, ao mesmo tempo em que, nos conduzem a aspectos sócio-históricos que remetem a elementos como cidade e espaço, fé e religião, mito e memória e habitação, através da representação. Sintam-se acolhidos por essas letras reflexivas.

  Os autores inovaram também num diálogo mais aproximado com o público leitor mediado pelo uso de novas tecnologias a partir de vídeo gravado no You Tube, acreditando que essas novas ferramentas abrem um espaço de maior interação com curiosos com as temáticas. O vídeo pode ser assistido pelo Canal da Editora Kawo Kabiyesile ou direto no link https://youtu.be/TJruGnVm9O0

 

O QUÊ? Lançamento de livro

AONDE? Biblioteca Central Reitor Macêdo Costa no PAF de Ondina (Av. Adhemar de Barros, Ondina).

QUANDO? 13 DE AGOSTO DE 2015 (QUINTA-FEIRA) - 18h

DE GRÁTIS? GRATUITO

CONTATO? 71-9232-1051 (whatsaap), editorakawo@gmail.com,www.editorakawo.blogspot.com