Cultura

QUEM GUIOU A CEGA? José Américo faz campanha para produzir filme

O roteiro é baseado em um julgamento de estupro onde atuou o genial rábula baiano,
Cosme de Farias
​.
Da Redação , Salvador | 17/07/2015 às 23:47
Cosme de Farias, o mais famoso rábula da Bahia
Foto: ILS
O Jornalista José Américo Moreira da Silva lançou, no site colaborativo www.clickante.com.br, uma campanha para arrecadar fundos e produzir o seu media-metragem Quem Guiou a Cega?. 

A história se passa na Salvador dos anos 50 e trata do julgamento de um suposto estupro praticado por um jovem negro, analfabeto e pobre, que trabalhava como jardineiro na igreja da Graça. O suposto  crime teria acontecido entre as flores do jardim, atrás da sacristia. A suposta vítima, uma mulher de 40 e poucos anos, viúva de um
conhecido comerciante, rica, bonita e branca.

O caso passaria despercebido se não fosse a atuação genial do advogado de defesa do acusado, um conhecido rábula, Cosme de Farias, defensor dos pobres e pioneiro na defesa da alfabetização de jovens e adultos, como instrumento para diminuição das desigualdades sociais.

A peça, coloca mais uma vez em debate a questão da discriminação racial e focaliza a genialidade de um homem de origem simples que, como autodidata revelou-se um grande advogado e um respeitado político.

Com uma boa dose de humor e ousadia, o roteiro persegue uma peça que trata de um assunto sério, sem serenfadonho.

​O objetivo da campanha é sensibilizar amigos​ dele e amigos dos amigos através das redes sociais como Facebook, Twitter e aplicativos de relacionamento como Whatsapp e Instagran, para que doem qualquer quantia a partir de 10 reais e com isso possa arrecadar o que necessita para fazer a pré-produção, produção, contratar elenco, editar e pós produzir o filme. Todos os colaboradores recebem comprovante da doação - que pode ser feita por cartão de crédito ou boleto bancário - e terão o nome relacionado nos "créditos" finais da película e no cartaz de divulgação. "No cartaz a arte será finalizada constituindo o rosto do rábula Cosme de Farias com o nome de todos os colaboradores, que esperamos, sejam mais de três mil" declarou o roteirista e produtor Zé Américo, como é mais conhecido.

Zé Américo tem grande experiência em produções para TV, comerciais de propaganda e documentários.Trabalhou nas agencias Propeg e DM9 Institucional. Atualmente faz parte da Diretoria da Mercado e Marketing de Pernambuco, atuando na representação de São Paulo. Foi presidente do IRDEB/TVE/Rádio Educadora da Bahia, do Instituto Zumbi dos Palmares em Alagoas e vice-presidente de Marketing da ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Publicas e Educativas.

​Para colaborar, basta clicar no link do site (abaixo) e seguir as instruções.​

http://www.kickante.com.br/campanhas/filme-quem-guiou-cega-media-metragem

Quem quiser falar com Zé Américo pode ligar no 11.983045333 ou pelo e-mail
zamerico1961@gmail.com


*JA*
*(011)983045333 *