Cultura

Estado inicia campanha de mobilização para Museus e espaços culturais

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IPAC , Salvador | 15/05/2015 às 20:02
Campanha da Secom
Foto: DIV
Conscientizar e sensibilizar a população para a apropriação de espaços culturais, como museus
e o Passeio Público de Salvador, e desenvolver a consciência participativa pela
preservação desses locais, evitando ações de depredação e vandalismo. Esse é um
dos objetivos da campanha de mobilização cidadã #MUSEUCURTO que será lançada
nesta segunda-feira (18), no Museu de Arte da Bahia (MAB), às 14h, pelo Governo
do Estado, via Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio
Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão que administra os museus estaduais.

 Segundo o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, o evento marca a abertura da
13ª Semana de Museus na Bahia, evento internacional pelo Dia de Museus – 18 de
maio – que no Brasil é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)
do Ministério da Cultura (MinC). “Na Bahia, cerca de 70 museus estão participando
da semana, dentre públicos estaduais, municipais, federais e privados”, explica
João Carlos. Sobre a PROGRAMAÇÃO saiba mais no site www.cultura.ba.gov.br
ou nos links: http://migre.me/pS050
e http://migre.me/pS031.

 O IPAC administra o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Palacete das Artes, Centro
Cultural Solar Ferrão, Museu de Arte da Bahia (MAB), Parque Histórico Castro
Alves e Museu Convento dos Humildes, dentre outros. A ideia é uma ação
prolongada que dure todo o ano, aproximando sociedade e museus, com exposições,
atividades educativas e performances artísticas que terão participação da
Fundação Cultural do Estado (Funceb) a partir de julho, quando também serão
entregues as obras emergenciais de urbanização do Passeio Público.



 #MUSEUCURTO –
Criada pela Agência Objectiva, sob coordenação da Secretaria de Comunicação do
Estado (SECOM), a campanha tem participação de diversos profissionais, como diretor
de arte, redatores, designers, jornalistas, executivos de mídia e produção,
dentre as equipes da agência, da SecultBA e IPAC. É uma ação simultaneamente
pontual e estratégia. Foram criadas 20 peças, algumas delas que já estão sendo veiculadas
em rádios, jornais, mobiliário urbano, internet e redes sociais. Com a hastag #museucurto 
promove-se um potencial de mobilização viral, juntamente com a marca MUSEUCURTO.

 Além do conteúdo cultural, os visitantes dos museus e participantes poderão ganhar
uma camisa oficial da campanha através de um QR Code com dispositivo de
check-in. A cada três check-ins em Museus diferentes da cidade, a pessoa terá
direito a uma camisa da campanha. A hashtag #museucurto, que tem quatro segmentos, 
sendo eles história, cultura, arte e arquitetura.

 A equipe da Objectiva contou com direção de arte de Caio Oliveira, redação de Mario
Garcia, direção de criação de Faustão, atendimento com Isadora Vieira e Olivia
Berni, mídia Demis Acasan e Kátia Nascimento, produção Glaucea Silva e
assistência de Paulo Pinto, arte-final em estúdio de Arnoldo Miranda e coordenador
de estúdio Roberto Cordeiro. Participe! Mais informações sobre a campanha
#MUSEUCURTO e a SEMANA DE MUSEU DA BAHIA podem ser obtidos no site no 
site www.cultura.ba.gov.br, diretamente nos links http://migre.me/pS050
e http://migre.me/pS031, e no Facebook Museus da Bahia.