O Dia Internacional contra a Homofobia, que transcorre em 17 de maio, marca a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que vigorou entre 1948 e 1990. Pensando nisso, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) coloca em promoção a obra Transexualidades: um olhar multidisciplinar, organizada por Maria Thereza Ávila Dantas Coelho¹ e Liliana Lopes Pedral Sampaio.² Durante todo o mês, o livro poderá ser adquirido com 20% de desconto nas livrarias EDU FBA.
Na obra, as autoras discutem a concepção do termo “transexualidade” numa perspectiva histórica e crítica de sua construção e desenvolvimento, em meio ao panorama sócio-econômico-político-epistêmico ocidental. Além disso, conceitos como corpo, sexualidade, identidade e gênero serão problematizados no mesmo contexto do tema principal.
Contato/Maria Thereza Ávila: 3345-2408 e 9123-5682
(1): Atual professora adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Thereza é graduada em Psicologia e possui mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais em Saúde, todos pela UFBA.
(2): Liliana Lopes é graduada em Psicologia pela Universidade Salvador (UNIFACS), possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialização em Arteterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Psicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica – PUC/SP. Participante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade – SAVIS, da UFBA.