Cultura

‘As Aventuras de Pierre Verger’ ficam no MAM até 31 de maio

A exposição celebra final do projeto Memórias de Pierre Verger, patrocinado pela Petrobras
Apulto , Salvador | 12/05/2015 às 10:01
A exposição “As Aventuras de Pierre Verger” - uma das mais completas realizadas pela Fundação Pierre Verger – fica aberta ao público até o dia 31 de maio, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Ba), A mostra celebra a finalização do projeto Memórias de Pierre Verger, patrocinado pela Petrobras. Durante quatro anos, a Companhia assumiu a tarefa de duplicar digitalmente o valoroso acervo fotográfico da fundação e de acondicionar o material em formato adequado à sua preservação. 

A mostra reúne cerca de 270 imagens registradas por Verger em diversas partes do mundo e, em uma concepção sensorial e multilinguagem, se propõe a explorar outros sentidos do público além da visão, destacando o cruzamento da fotografia com vídeos, tecidos artesanais de diferentes países e artes sequenciais (quadrinhos). Ao visitar a exposição, o público pode embarcar em uma instigante viagem que retrata as experiências vividas por Pierre Verger (Paris, 1902 — Salvador, 1996), em um século marcado pelo desbravamento de fronteiras e guerras mundiais. 

A exposição está dividida em nove módulos: Paris, Viagens, Polinésia, Saara, China, Peru, África, Projeto e Educativo. Estes funcionam de maneira interdependente, como partes autônomas de uma cartografia geográfica e temporal, mas, que, graças principalmente ao olhar humano do fotógrafo, se torna atemporal e reflexiva do Eu e do Outro. 

Projeto Memórias de Pierre Verger 

Parte da exposição apresenta também o trabalho de revitalização que foi realizado no acervo da Fundação durante o projeto Memórias de Pierre Verger. Um vídeo mostra as diversas etapas de trabalho realizadas durante o projeto e peças originas são apresentadas (cópias antigas, revistas e jornais dos anos 30, negativos restaurados, armários utilizados por Verger para guardar seu material). 


No último módulo da mostra, também foi construído uma laboratório de revelações analógicas, a fim de mostrar como antigamente era complexo o processo de reprodução dos negativos. Por fim, durante a mostra, um funcionário da Fundação estará trabalhando diariamente no museu, de modo que o público poderá ver como é realizada a operação de digitalização profissional de ampliações fotográficas. Além da exposição, a Fundação Pierre Verger lançará um livro institucional para apresentar o seu acervo fotográfico, destacando o trabalho de higienização, digitalização, e acondicionamento realizado nesses últimos anos.

SERVIÇO

Exposição “As Aventuras de Pierre Verger”
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)
Endereço: Avenida Contorno, s/n.º, tel: (71) 3117-6139
Visitação: até 31 de maio de 2015 (Terça a sexta de 13h às 19h, Sábados, Domingos e feriados 14h às 19h).
Entrada franca.