Cultura

BOLIVIA: SUCRE usa jovens vestidos de cavalos para monitorar trânsito

Uma boa ideia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/04/2015 às 12:16
Uma boa ideia com resultados excelentes
Foto: BJÁ
  A alcadia de Sucre utiliza jovens vestidos de cavalos (cabalitos del trânsito) para monitorar o trânsito na cidade turistica que tem aproximadamente 500 mil habitantes e é, também, um centro de ensino de excelência na Bolivia, com bons colégios nos três níveis - fundamental, médio e universitário. Vários brasis estudam na sua Faculdade de Medicina.

   Como a cidade tem muitos estudantes e crianças circulando pelo centro histórico a idéia de dar animação aos locais onde há sinais de trânsito fez com que, motivassem os estudantes e a popualação respeita os 'cabalitos' assim que eles abrem os braços fechando os sinais.

   O trabalho é feito de forma animada: os cavalos estilizados dão upas, correm, se movimentam de um lado para o outro, falam com os motoristas e assim controlam o trânsito. Uma ideia criativa e que tem ajudado a criançada a atravesar os pontos de maior perigo.

   O trânsito em Sucre é bastante intenso e complicado porque a maioria das ruas ou as calles mais movimentadas ficam no centro histórico que é integrado a cidade e onde se situam a maioria dos colégios e faculdades.