Cultura

Encontro baiano discutirá a educação do campo na próxima terça, 3

vide
Patricia Sanje , Salvador | 27/02/2015 às 11:24
Na próxima terça-feira (3), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove no dia 3 de março, a partir das 8h, o I Encontro baiano de educação do campo e educação profissional e tecnológica, juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e a Delegacia Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário no Estado da Bahia, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece no Centro de Treinamento de Líderes da EBDA, em Itapuã.

O encontro tem o objetivo de proporcionar um espaço para discussões e apresentações de propostas que promovam o fortalecimento da educação do campo, nas modalidades do ensino médio e superior, e programas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), como o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Ele visa à ampliação do acesso e à qualificação da educação básica e superior, através de ações voltadas ao acesso e à
permanência na escola, à aprendizagem e à valorização do universo cultural das
populações do campo.

O programa do Ministério da Educação (MEC) está entre os temas dos painéis do encontro, que abordarão também o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado ao MDA.

Também participam da iniciativa, grupos ligados à questão do campo, entre os quais Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e movimentos sociais do campo. Além do delegado regional da MDA,Welliton Hassegawa, e representantes do IFBA: o pró-reitor de extensão, relações empresariais e comunitárias, José Roberto Oliveira; a chefa do departamento de relações comunitárias, Vera Lúcia dos Santos; a pedagoga Cíntia Santos; e as assistentes de administração, Teresa Bahia e Patrícia Seixas.