Cultura

VITA lança "O Avião de Noé" com presença de personagens de "Todavia"

Aconteceu na quarta-feira, 19, à noite
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/11/2014 às 10:25
Anizio Carvalho e Jaime, dois dos personagens do autor, canetando na Saraiva
Foto: BJÁ
  O jornalista e escritor Fernando Vita lançou na noite de ontem, 19, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping seu mais novo livro "O Avião de Noé", editado pela Geração, que conta uma viagem bem humorada de personagens da cidade de Todavia, entre eles, o lunático Noé. 

   Dezenas de amigos e leitores de Vita compareceram ao evento e a fila de autógrafos parecia até com aquelas dedicadas às pessoas que se cadastram no Bolsa Familia, tão extensa era. E, nela, alguns dos personagens do "O Avião de Noé - o comandante Cegonha, o fotógrafo Anizio Carvalho, o empresário Jaime etc - e mais jornalistas, publicitários, conselheiros e ex-telebaianos.

   Foi uma festança. Diria que só não foi melhor porque dona Gal, diante da preocupante situação financeira do país, não deixou servir nem umas bolachinhas de goma aos leitores e só permitiu ao autor com a tarefa de autografar tantos livros, goles de água mineral. 

   Mas ninguém reclamou. Pelo contrário. Nesses eventos vê-se velhos amigos, os papos sáo agradáveis e rola também lembranças de Ipacaraí.

   O livro "O Avião de Noé" é uma delicia. Na cidade imaginária de Todavia (inspirada na gloriosa Santo Antonio de Jesus, terra natal do autor e a mesma que serviu de cenário para "Cartas Anônimas") você vai acompanhar como o lunático Noé, em prima, tentou construir um helicóptero no quintal de sua casa, o fez, mas o tal não levantou voo e causou o maio furdunço, pois, toda a cidade foi ao lançamento e ficou decepcionada.

  Noé, no entanto, não se deixa abater e passado algum tempo constrói um avião. Mais um desastre do Santos Dumont de Todavia. Desiludido muda-se de Todavia e anos depois consegue que seu aeroplano suas aos céus até hoje ninguém sabe onde foi parar.