Cultura

IGHB lança livro “Brasões de Armas – A Casa da Torre de Garcia d'Ávila

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/11/2014 às 11:26
Christovão de Avila e o abade do Mosteiro de São Bento, dom Emanoel D'Dable do Amaral
Foto: BJÁ
   Com a presença do abade do Mosteiro de São Bento, Dom Emanoel D'Able do Amaral, foi lançado ontem, à noite, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) o livro “Brasões De Armas – A Casa da Torre de Garcia d'Ávila – Raízes e Vínculos Além-mar”, de autoria do engenheiro Christovão de Avila. 

   Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d'Ávila, declarado internacionalmente uma das mais importantes coleções de Brasões de Armas, não somente do Brasil, mas de todo o Novo Mundo. Homenageia a Índia Catarina Paraguaçu, batizada Katherine du Brésil em Saint Malona Bretanha, considerada mãe das mães brasileiras. 

  O livro reproduz imagens de 188 Brasões de Armas e transcreve seus vínculos genealógicos e institucionais, complementados por textos de destacadas personalidades no cenário cultural. O relato sobre a heráldica, no mundo, no Brasil e no Armorial, é de autoria do único acadêmico brasileiro da Académie Internationale d’Héraldique, o sempre lembrado Rui Vieira da Cunha, que introduz o leitor no universo desta complexa ciência e arte.

   A obra é publicada pela Editora Hexis, com o apoio do Museu Histórico Nacional e patrocínio da Petrobras. É recomendada para historiadores, genealogistas, heraldistas, clérigos, pesquisadores, professores, estudantes, indianistas, produtores, turistas nacionais e estrangeiros, e todos os interessados na História e na Cultura do Brasil e dos mais de vinte e cinco países envolvidos.

  No próximo dia 15, na Casa da Torres, em Praia do Forte, o historiador Christovão de Avila fará uma palestra.