Cultura

“UM CASO DE LÍNGUA” NA CAIXA CULTURAL, de 21 A 30 novembro

vide
Doris Pinheiro , Salvador | 13/11/2014 às 09:16
Urias Lima, no elenco
Foto: DIV
   O espetáculo “UM CASO DE LÍNGUA” volta a cartaz na Caixa Cultural Salvador. A peça aborda, com muito humor, a formação da língua portuguesa no Brasil. 

   A nova temporada inclui Oficina de Consciência Corporal, ministrada pelo ator Urias Lima, e uma nova cena sobre a Reforma Ortográfica entre os países de Língua Portuguesa. 

   A curta temporada que vai de 21 a 30 de novembro (sextas, sábados e domingos, acontece, às 20h (sextas e sábado) e às 19h (domingos), com ingressos a R$8 (inteira) e R$4 (meia). Para além do espetáculo, o ator ministrará duas “Oficinas de Consciência Corporal”, gratuitas. As oficinas, baseadas na técnica da ProfªMarina Blandini, ex-aluna de Grotowski, atual diretora do Centro Studi L´Arte Del Movimento, em Catânia, Itália, acontecerão aos sábados, dias 22 e 29/11, das 9h às 12h, na Caixa Cultural Salvador, com 20 vagas por turma.

SOBRE A PEÇA

“Um Caso de Língua” é um espetáculo que alia entretenimento, teatro e informação, mostrando um desenho dos diversos aspectos que forjaram a língua portuguesa no Brasil. O trabalho, fruto de cuidadosa pesquisa sobre a origem da língua falada no país, faz um mosaico da sua formação, a partir das influências das matrizes linguísticas africana, portuguesa e tupi.

A peça ressalta a importância deste valioso patrimônio imaterial brasileiro que – segundo o ator – nos amalgama como Nação. A construção do discurso do espetáculo se utiliza de textos de Luis de Camões e linguistas brasileiros, como Marcos Bagno, Margarida Petter e José LuisFiorin, e também de fragmentos de artigos diversos, colhidos em revistas de grande circulação.


Com direção da diretora e coreógrafa Carmen Paternostro, conhecida pela excelência plástica e vigor corporal que imprime em seus trabalhos, que tem espetáculos marcantes em seu currículo como “Merlin ou a Terra Deserta”, de TankredDorst; “Dendê e Dengo”, de Aninha Franco; “Os Negros”, de Jean Genet; “Lágrimas de Um Guarda-Chuva”, de Eid Ribeiro, dentre outros. 

Carmen, que sempre dirigiu grandes elencos, conduz, pela primeira vez, um trabalho individual.Em seu segundo trabalho solo, o ator Urias Lima, conhecido na cena teatral baiana por espetáculos como“Comédia do Fim” - IX Montagem do Núcleo de Teatro do TCA, direção de Luiz Marfuz; “A Paixão de Cristo”, direção de Paulo Dourado, e o musical “Amor Barato”, direção de Fábio Espírito Santo, pelo qual foi indicado a Melhor Ator de 2012, há seis anos mantém “Um Caso de Língua” nos palcos.


FICHA TÉCNICA

Espetáculo: Um Caso de Língua
Projeto: Cia Teatro Uno
Autor: Colagem do ator Urias Lima

Elenco: Urias Lima

Direção: Carmen Paternostro

Cenografia, Figurinos e Adereços: Maurício Martins

Iluminação: Fábio Espírito Santo

Programação Visual: Lado B Propaganda

Fotografias: Márcio Lima e Gustavo Rozário

Arranjos e Efeitos Sonoros: Luciano Bahia

Produção: Selma Santos Produções e Eventos