Cultura

Coleção completa das obras de Euclides Neto tem lançamento em Salvador

Acontece dia 3
ASCOM UFBA , da redação em Salvador | 02/11/2014 às 12:11
Euclides Neto
Foto: DIV
Uma coleção das obras completas do escritor baiano Euclides Neto, conhecido por desvendar com riqueza literária e precisão estilística a região cacaueira da Bahia, será lançada pela Universidade Federal da Bahia no dia 3 de novembro, às 18h, no Palácio da Reitoria, no Canela. A coleção envolve 13 livros, entre romances, contos, relatos, crônicas, dicionário e novela, tendo como destaque as obras Vida Morta e Birimbau, além de Dicionareco, um dicionário de sociolinguística do sul baiano a partir do universo econômico da região, na fase áurea da agricultura cacaueira.

Baiano nascido no Vale de Jiquiriçá, distrito de Genipapo, Euclides Neto (1925 - 2000) escolheu para viver o município de Ipiaú, de onde tornou-se prefeito (1963-1967). Também foi secretário da Reforma Agrária do Estado da Bahia (1987-1989), membro da Academia de Letras de Jequié e Ilhéus. Advogou por cerca de 40 anos e publicou 14 livros, entre eles o Dicionareco das Roças de Cacau e Arredores e Machombongo, além de centenas de crônicas.

Da coleção a ser lançada agora pela Editora da Universidade Federal da Bahia – Edufba fazem parte os romances Birimbau, Vida Morta, Os Magros, A Enxada, O Patrão e Comecinho do Poço Fundo e Moxombongo; além das publicações Os Genros (novela);  O Tempo é Chegado (contos); O Menino Traquino (crônicas);  64: um Prefeito, a Revolução e os Jumentos e Trilhas da Reforma Agrária (relato); Dicionareco (dicionário).

Serviço:

Lançamento da Coleção Euclides Neto

Data: 3 de novembro de 2014

Horário: 18h

Local: Palácio da Reitoria, Sala dos Conselhos Superiores da Reitoria da UFBA.

Endereço: Rua Augusto Viana, s/n, Canela. Salvador-BA