Cultura

Orquestra de Tambores de Alagoas se apresenta no Pelô, na quinta-feira

Grupo criado em 2004, vem unindo ritmos tradicionais nordestinos à música contemporânea
ASCOM CCP , Salvador | 21/10/2014 às 11:53
Largo Quincas Berro D'Águam dia 23
Foto: DIV
Nesta quinta 23/10, 20h, o Largo Quincas Berro D'Água, no Pelourinho, recebe a apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas, uma sintonia de ritmos, cores, timbres e sentimentos. Criado em 2004, pelo músico e artesão Wilson Santos, através de uma intensa pesquisa das raízes rítmicas afro-brasileiras e das manifestações folclóricas, o grupo propõe o resgate de valores da cultura do nordeste do Brasil, integrado a fragmentos da música contemporânea e efeitos sonoros eletrônicos e experimentais.

Desde 1989, o músico, artesão e coordenador da orquestra, Wilson Santos, vem pesquisando os ritmos afro-brasileiros. Nos últimos dez anos, passou a direcionar suas pesquisas para a influência destes ritmos nas manifestações folclóricas nordestinas. Dentro desse contexto surgiu a Orquestra de Tambores de Alagoas, em março de 2004, a partir da união de percussionistas experientes e alunos das oficinas de percussão e confecção de instrumentos, ministradas por Wilson Santos. Os instrumentos utilizados nas apresentações são confeccionados artesanalmente pelos próprios integrantes do grupo.

Além da criação artística, da pesquisa rítmica e da valorização da musicalidade nordestina, o grupo tem formado multiplicadores do processo de ensino das técnicas percussivas e da confecção de instrumentos artesanais em Alagoas o que por sua vez vem possibilitando a criação de novos grupos de percussão baseados nos ritmos brasileiros.
Em 2010, Orquestra de Tambores de Alagoas foi contemplada com o Selo Cultura Viva pelo Ministério da Cultura, em 2014 foi reconhecida como Ponto de Cultura. Em 2008, a Orquestra gravou e lançou o CD Bantus e Caetés com o patrocínio do BNB Cultura. A partir de 2010, a produtora Britânica Far out recordings (www.faroutrecordings.com), assumiu a distribuição do CD Bantus e Caetés para todo o mundo em formato digital.