Cultura

Trajetória de Irmã Dulce é tema de debate em Salvador, dia 16

vide
OSID , Salvador | 13/10/2014 às 11:46
A vida e obra da religiosa baiana conhecida como o Anjo Bom do Brasil e fundadora de uma das mais importantes instituições sociais do país estará no centro das discussões da mesa-redonda 100 Anos de Irmã Dulce: Histórias e Relatos, que acontece na próxima quinta-feira (dia 16), às 9h, no complexo de cinemas UCI Orient do Shopping Iguatemi (sala 10). Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento terá como debatedores a escritora Mabel Velloso, o historiador Francisco Senna, a jornalista Cleidiana Ramos e o teólogo frei Vandeí Santana, reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Como mediador do debate, estará o professor e filósofo Antônio Saja. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail mesaredonda.centenario@irmadulce.org.br. O encontro integra as ações em comemoração aos 100 anos de nascimento da beata.

“Queremos provocar uma discussão global sobre Dulce dos Pobres, com o olhar de cada um dos integrantes da mesa e o público. A beata foi uma mulher à frente do seu tempo, com várias facetas: religiosa, empreendedora, mística, de ação social e mãe dos desassistidos, entre outros papéis”, explica o assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Osvaldo Gouveia. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones: (71) 3310-1261, 3310-1115 ou 3310-1461.


SERVIÇO

Mesa-redonda: 100 Anos de Irmã Dulce: Histórias e Relatos
Quando: 16 de outubro, às 9h
Onde: Shopping Iguatemi, na sala 10 do complexo de cinemas UCI Orient
Integrantes:
 

Mabel Velloso: escritora, educadora e compositora, Mabel Velloso tem diversos livros publicados, entre os quais A luta de cada um, sobre Irmã Dulce.
 

Chico Senna: professor, arquiteto e historiador, Francisco Senna é membro titular da Academia de Letras da Bahia.
 

Cleidiana Ramos: graduada em Comunicação Social, Cleidiana Ramos é mestre em Estudos Étnicos e Africanos e doutoranda em Antropologia.
 

Frei Vandeí Santana: reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, frei Vandeí Santana possui licenciatura em Filosofia, bacharelado em Teologia e mestrado em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico (PIL) Anselmianum de Roma.