Cultura

ESCRITOR FRANCÊS é o novo Nobel de Literatura com obra sobre a Guerra

Vide
Da Redação , Salvador | 09/10/2014 às 09:52
Partrick Modiano
Foto: Le Figaro
  O Nobel de Literatura fica com a França mais uma vez. O escritor Patrick Modiano, de 69 anos, foi anunciado na manhã desta quinta-feira (9) vencedor de 2014. A escolha foi divulgada em um evento na cidade de Estocolmo, na Suécia. Além do título, o escritor ganha 8 milhões de coroas suecas (R$ 2,66 milhões).

  Segundo o comitê da premiação, Mondiano foi escolhido por conta "da arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e jogou luz sobre a vida durante a ocupação".

  A Academia Sueca, que atribui o Nobel, se referia à ocupação alemã na França durante a Segunda Guerra Mundial. As obras de Modiano são centradas em temas como a memória, o esquecimento, a identidade e o sentimento de culpa. Sobre os contos do autor, o perfil destaca que "são construídos sobre uma base autobiográfica" e que jornais e entrevistas servem como ponto de partida. A cidade de Paris é cenário recorrente em seus romances, quase um personagem.

  Mondiano é o 11º autor nascido na França a ser premiado. O mais recente foi Jean-Marie Gustave Le Clézio, em 2008. Antes do anúncio, eram apontados como favoritos nomes como o queniano Ngugi wa Thiong'o, o japonês Haruki Murakami e a bielorrussa Svetlana Aleksijevitj.

  Peter Englund, secretário permanente da Academia sueca, afirmou que Modiano é um nome bem conhecido na França, mas não em todos os lugares. Disse que seu livro mais famoso é "Uma rua de Roma", que conta a história de um detetive que perde a memória. "Você pode ler facilmente um de seus livros à tarde, ir jantar, e ler outro livro à noite"