Cultura

“Viver Valores” se apresenta no Teatro Jorge Amado com sucesso

vide
Avatar , Salvador | 21/09/2014 às 11:31
Boa presença de crianças em cena
Foto: Morga Dámasio
O espetáculo “Viver Valores”, uma parceria entre a Avatar Cia de Teatro Infantil e o Centro Educacional São Gabriel, subiu ao palco do Teatro Jorge Amado na tarde do último sábado (20). Na apresentação, que marca o primeiro projeto escolar da Cia, os arte-educadores Sérgio Mício e Viviane Carvalho assinaram a direção e as coreografias que trabalham literatura e conto de fadas.

“Foi uma experiência ótima. Já trabalhávamos com o conceito de coreografia nos espetáculos da Avatar. As crianças foram muito receptivas e os ensaios fluíram de uma forma muito tranquila. Esse tipo de atividade é muito importante para a motricidade, o desenvolvimento das habilidades físicas das crianças”, explica Mício, diretor da Cia.

Ao todo 11 turmas com cerca de 200 alunos, com idades entre 02 a 15 anos, participaram da apresentação. “Viver Valores” reuniu músicas de clássicos da literatura infantil como “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Pocahontas”, “A Bela e a Fera” e “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Outros textos que inspiraram as coreografias foram “Tiêta do Agreste” e “A bola e o Goleiro”, ambos do escritor Jorge Amado. Ariano Suassuna também foi homenageado com a apresentação de um trecho de “O Auto da Compadecida”. Integraram o repertório musical do espetáculo canções nas vozes de Gal Costa, Chico Buarque, Baby Brasil, Tim Maia, Skank, Daniela Mercury e músicas do disco A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes.

Para a professora do 4ª ano, Jocineia Santana, o espetáculo trabalhou de forma interdisciplinar com os temas discutidos em aula. “Tudo foi trabalhado muito tempo na sala de aula. A preparação e a assimilação da coreografia ajudaram e estimularam bastante na compreensão dos conteúdos. Foi uma quebra da rotina muito gostosa para os alunos” afirma. O espetáculo foi aprovado por sua aluna Fabiana Dantas, de 10 anos. “Foi muito bonito. Eu fiquei com um pouco de vergonha pra subir no palco, mas perdi. Gostei muito de dançar”, diz.

A diretora do Centro Educacional São Gabriel, Gilcelia Almeida, acredita que o projeto auxilia no desenvolvimento pedagógico das crianças e adolescentes. “Foi a nossa primeira apresentação em um teatro, buscamos sempre crescer. Os alunos se mostraram, se desenvolveram diante da plateia. Foi o primeiro de muitos outros trabalhos que virão com a Avatar”, finaliza.

 

Avatar Cia de Teatro Infantil - Criada em 2013, a companhia busca despertar a consciência do público infantojuvenil de uma forma criativa e lúdica para a importância e prazer da leitura, utilizando o teatro como uma forma de expressar e complementar conteúdos interdisciplinares. Trabalhando com responsabilidade social, o grupo, criado pelo arte-educador, ator e diretor Sérgio Mício, oferece a novos talentos adolescentes a oportunidade de primeiro trabalho remunerado, vislumbrando na prática teatral a possibilidade concreta da profissionalização e realização dos seus sonhos. O grupo trabalha com a criação de textos inéditos, espetáculos de repertório ou encomendados, contação de histórias, aplicação de dinâmicas, jogos e brincadeiras, apresentação de teatro de fantoches e atividades lúdicas e pedagógicas, aproximando o universo teatral da literatura.