Cultura

NOITE DE FESTA para mãe Stella com lançamentos de livro e biblioteca

Uma festa muito bonita para a mais antiga e sábia das yalorixás da Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/09/2014 às 09:48
Parabéns pra você em iorubá pelos 75 anos de iniciação religiosa e lançamento de biblioteca
Foto: BJÁ
  Uma noite de sexta-feira, 12, de congraçamento no terreiro Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, com o lançamento do livro "O que as Folhas Cantam (Para quem canta folha), de mãe Stella de Oxóssi, também data comemorativa dos seus 75 anos de iniciação religiosa e 89 anos de vida. 

  Na sequência dos eventos a yalorixá inaugurou uma biblioteca itinerante com obras ligadas à espiritualidade, num ônibus adaptado e que deverá percorrer os bairros da capital e do interior. 

   "Religião é a coisa melhor do mundo e ela fala ao nosso coração. Mas também precisamos da cultura para ensinar, para passar as outras pessoas os conhecimentos", disse a líder espiritual depois de participar de uma cerimõnia no barracão e na Casa de Xangô, caminhar pelo terreiro e retornar ao barracão para concluir a solenidade.

   Com problemas de visão e andando com dificuldades, mãe Stella chegou a sentar numa mesa no percurso entre a casa de Xangô e o barracão, a líder espiritual não autografou o livro, porém, recebeu a todos, cumprimentou as pessoas, e ficou muito feliz com os cânticos de parabéns pra você em iorubá e o bolo muito bonito que fizeram para ela, emoldurado com o chapéu do guerreiro Oxóssí no topo.

   No livro, a yalorixá fala do poder das folhas que servem como remédio para o corpo, alma e espírito. Estão condensados 60 cânticos em ioruba com tradução para o português, mitos referentes às plantas e classificação cientifica de cada uma delas. O livro tem 272 páginas e foi vendido a R$150,00 (capa mole) e R$200,00 (capa dura), cada exemplar.