A mostra é parte do projeto Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador e apresenta fotos de 12 fotógrafos radicados na cidade
Mônica Lima , Salvador |
10/09/2014 às 11:12
Obra de Shirley Stolze
Foto: Shirley Stolze
Como parte do projeto Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador, a Casa de Castro Alves realiza a exposição de fotografias Diálogos Possíveis, que tem vernissage marcado para o dia 19 de setembro, às 20h, no espaço cultural, que fica na Rua do Passo, 254, no Santo Antônio Além do Carmo. A mostra reúne cerca de 50 fotos coloridas e em preto e branco, muitas delas inéditas, de doze fotógrafos radicados em Salvador: Almir Bindilatti, Bruno Ribeiro, Flávia Bonfim, Inés Grimaux, Jorge Itaitu, Nilo Motta, Ricardo Sena, Rogério Ferrari, Shirley Stolze, Sora Maia e Valéria Simões, além de Ricardo Fernandes, que também assina a curadoria da exposição.
“A linguagem que prevalece em Diálogos Possíveis perpassa pela subjetividade da abstração, provocando uma reflexão sobre a própria linguagem fotográfica, sobre técnicas como foco e nitidez e a relação — ou a fronteira — entre a arte pictórica e a arte fotográfica”, explica Ricardo Fernandes. A exposição ainda pretende ir além, explorando a cidade, os espaços e suas leituras, as ausências, enfim uma gama de sugestões para uma análise sobre as questões apontadas. A mostra também faz o recorte de uma leitura contemporânea da cena local de fotografia.
O projeto Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador também faz parceria com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC, através do qual alunos da rede pública de ensino apresentarão projeções de imagens de monumentos do Centro Histórico de Salvador na fachada da Casa de Castro Alves. Os jovens ainda criaram QR Codes que fornecem informações sobre as obras e seus autores, através da leitura de equipamento próprio ou de celular.
Sobre o projeto ‘A Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador’
O projeto A Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador pretende fazer um mapeamento sobre a relação entre as pessoas e a cidade, buscando abrir canais de expressão artística e diálogos. É realizado pela Casa de Castro Alves, espaço cultural localizado no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, que tem como gestora a estilista, administradora de empresas e mestra em gestão social, Marcia Ganem, também presidente do Instituto de Design e Inovação. O projeto, que teve início em agosto, será realizado até novembro de 2014 num formato que integra fotografia, literatura e educação.
SERVIÇO:
O que: Exposição fotográfica Diálogos Possíveis
Onde: Casa de Castro Alves – Rua do Passo, 254 – Santo Antônio Além do Carmo
Quem: fotógrafos Almir Bindilatti, Bruno Ribeiro, Flávia Bonfim, Inés Grimaux, Jorge Itaitu, Nilo Motta, Ricardo Fernandes, Ricardo Sena, Rogério Ferrari, Shirley Stolze, Sora Maia e Valéria Simões
Quando: de 19 de setembro a 12 de novembro
Horário de visitação: segunda a sábado das 14h às 18h
GRATUITO