Cultura

VI Festival de Música Estudantil de Camaçari aborda temática africana

Vide
PMC , Camaçari | 22/08/2014 às 18:54
Acontece próximo dia 29 e galerinha da Laurita Souza capricham nos ensaios
Foto: Adenilson Nunes
Transformar as questões raciais vividas no Brasil em melodia, a partir do tema Sons da Cultura, proposto pela Seduc (Secretaria da Educação). Este foi o desafio dos 20 alunos da Escola Municipal Professora Laurita Souza Ribeiro, localizada no Centro, que vão representar a unidade de ensino no VI Festival de Música Estudantil de Camaçari – Femec.

Com vertentes da cultura africana, introduzindo elementos da cultura baiana e dos ritmos samba e samba-reggae, os estudantes mesclaram letra e melodia e assim nasceu “A Raça Brasileira é Uma Beleza”, canção que será apresentada ao público no próximo dia 29, entre 13h e 21h, na praça da Simpatia.

Este é 3º ano que a unidade de ensino participa do Femec. De acordo com o coordenador do evento, que ainda é professor de filosofia e músico, Sizenando Góes, a escola possui uma cultura musical muito forte e desenvolve o conteúdo dentro do currículo escolar, o que ajudou bastante no trabalho com os alunos.

Os ensaios, que começaram efetivamente ontem (21/08) e acontecem nos turnos matutino e vespertino, têm se tornado um momento ímpar na escola, ao chamar a atenção de todos pela animação dos alunos e swingueira que a batida dos instrumentos conduz.

Marinheiro de primeira viagem no Femec, o aluno Gean Reis dos Santos, de 14 anos, estudante do 9º ano, está eufórico em participar como um dos vocais da banda. Há um ano o aluno aprendeu a tocar flauta e triângulo e tomou ainda mais gosto por música. “Quero minha escola em destaque no evento. Por isso, estou dando o meu melhor”.
 
Mais experiente no Femec, a veterana Kemilly Anjos Sousa, de 13 anos, também do 9º ano, participou das últimas edições. Mas, segundo ela, a emoção e expectativa são de como se fosse a primeira vez. Na banda a jovem se destaca ao tocar teclado, uma de suas paixões. “Adoro participar de eventos como esses. É uma forma lúdica de aprender, socializar e interagir”.
 
FEMEC
Promovido pela Seduc, o Femec é voltado para estudantes da rede municipal que cursam os anos finais do ensino fundamental e apresentam frequência regular. Cerca de mil jovens, entre participantes e público, de 13 escolas municipais da sede e da orla, devem prestigiar o evento.

A iniciativa possui natureza educativa, artística e cultural e tem como objetivo, além de despertar para a música, revelar novos talentos.

Além dos estudantes da Escola Municipal Laurita Souza Ribeiro, participam do Femec alunos do CEMC (Centro de Educação Municipal de Camaçari) e das unidades de ensino Edvaldo Boaventura, Félix Joaquim, Anísio Teixeira, Denise Tavares, Yolanda Pires, situadas na sede, Eustáquio Alves de Santana, em Parafuso, Catu de Abrantes, Amélia Rodrigues, Thomaz Camilo, Lídia Coelho e Marquês de Abrantes, na orla.  A iniciativa é realizada pela Seduc, através da CEAP (Coordenadoria de Ensino Pedagógico e Aprendizagem).