Cultura

ÁFRICAS E SUAS DIÁSPORAS em expo na Fundação Hansen Bahia

Acontece em Cacheira de 13 (hoje) a 7 de setembro
Cia da Comunicação , CACHOEIRA | 13/08/2014 às 09:49
Ayrson Heráclito
Foto: DIV
Artistas contemporâneos renomados como Ruben Valentin, Yeda Maria, Hansen Bahia,  Mestre Didi, Emanoel Araujo e J. Cunha integram a mostra África e suas Diásporas (Departamento do Pós-Racialismo. Seção: Áfricas), que será aberta nesta quarta-feira, 13 de agosto, às 17 horas, na Galeria Hansen Bahia, em Cachoeira. A mostra é um dos destaques da programação da segunda temporada da 3ª Bienal da Bahia, evento promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/ Secult-BA.
 
As obras que compõem a exposição têm em comum reflexões sobre a África e suas relações socioculturais, religiosas e políticas com o Brasil, transitando entre o sagrado e o profano, o individual e o coletivo, o local e o universal. Além disso, os trabalhos lançam um olhar sobre aspectos contemporâneos da questão racial, evidenciando os conceitos possíveis de pertencimento em torno da negritude e da mestiçagem.
 
Como explica Ayrson Heráclito, curador da mostra, a ideia é investigar as possibilidades de relacionamento entre as duas culturas (brasileira e africana), assumindo toda a complexidade e pluralidade do tema, analisando as relações entre a religiosidade e suas expressões poéticas e sociais em ambientes diversos.
 
Além dos artistas mais conhecidos, a mostra reúne também expressões da nova arte baiana, como Caetano Dias, Viga Gordilho, Edgard Oliva, Alex Oliveira e o coletivo GIA. No geral, a exposição celebra a diversidade também nos estilos, formatos e linguagens, englobando pinturas, esculturas, instalações e fotografias.

Os artistas

Integram a mostra África e suas Diásporas os seguintes artistas: Agnaldo dos Santos, Alex Oliveira, Edgard Oliva, Edsoleta Santos, Efraim de Almeida, Elias Santos Emanoel Araújo, Emma Vale, GIA, J Cunha, Justino Marinho, Louco – B.S.F,  Marcio Lima, Mestre Didi, Nadia Taquary, Paulo Pereira, Pedro Archanjo, Regina Costa, Rubem Valentim, Sandro Pimentel, Viga Gordilho, Yeda Maria, Zu Campos, Arquivo Turner/Xavier Vatin, Caetano Dias, Hansen Bahia, Iuri Sarmiento, Sonia Castro, Zau Pimentel, Marco Aurélio Damasceno e Tonico Portel.

SERVIÇO

ÁFRICAS E SUAS DIÁSPORAS (Departamento do Pós-Racialismo
Seção: Áfricas)
Mostra de produção de artistas contemporâneos das Áfricas e de suas diásporas.
13/08 a 07/09 (ter a sex, das 9h às 12h e das 14h às 17h / sáb, das 9h às 13h)
Galeria Hansen Bahia
Rua Treze de Maio, 13 – Cachoeira
75 3425-1453 | www.fundacaohansen.blogspot.com.br