Cultura

Será sepultado em Salvador o critico de cinema André Setaro, na sexta

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/07/2014 às 16:58
André Setaro era mordaz em suas criticas
Foto: DIV

 O crítico de cinema e professor de jornalismo, André Setaro, faleceu nesta quinta-feira, 10, às 12h50, no Hospital Santa Izabel. Setaro havia sofrido um infarto no miocárdio na madrugada de quarta-feira, 9, e estava internado desde então.

Conhecido por sua verve irônica, Setaro utilizava as redes sociais para fazer campanhas a favor do cigarro, criticar as salas de cinema de Salvador e até mesmo para arrecadar dinheiro, durante uma crise financeira em 2011. 

Coincidentemente, no dia 5 de maio, em seu perfil no Facebook, Setaro comparou o infarto fulminante do também crítico de cinema, João Carlos Sampaio, de 44 anos, com o de seu pai, que morreu com a mesma idade. "Desde criança, ficava apreensivo quando alguém morria do coração. Os médicos sempre diziam que o fator genético é importantíssimo", relembrou.

Depois, Setaro enumerou as vezes que teve problemas do coração e precisou ser operado, até terminar dizendo: "Oito anos já se passaram e continuo carregando minha 'barca', ainda que em companhia do inseparável Marlboro e dos goles gulosos na cerveja aos fins de semana". 

Professor adjunto da Faculdade da Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) por 35 anos, Setaro era também crítico de cinema do jornal Tribuna da Bahia, possuía um blog sobre cinema e uma coluna no Terra Magazine.

Segundo a diretora da Facom, Suzana Oliveira  Barbosa, Setaro pretendia solicitar aposentadoria no início de agosto. O enterro acontecerá na sexta-feira, 11, às 11h, no cemitério do Campo Santo, na Federação. 

Nota da Secult

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) distribuiu nota de pesar pela morte do professor André Setaro:
"A Secult e unidades vinculadas lamentam o falecimento do crítico de cinema e professor de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), André Setaro.  Formado em Direito pela UFBA, Setaro era crítico de cinema do jornal Tribuna da Bahia desde agosto 1974, pesquisador e autor deEscritos sobre Cinema - Trilogia de um tempo crítico. Ele tinha 64 anos e foi vitimado por um infarto nesta quinta-feira, 10 de julho. O enterro será na sexta-feira, 11 de julho,  às 11h, no Cemitério Campo Santo".