Cultura

2 DE JULHO em Caetité teve mais civismo do que a festa em Salvador

vide
Ascom Caetité , da redação em Salvador | 04/07/2014 às 08:46
Desfile civico em Caetité
Foto: Ascom
   Caetité comemorou o 2 de Julho com grande evento cultural. A cada ano, a cidade mostra a força de uma organização empenhada em garantir o sucesso de um Desfile Cívico que supere expectativas. Riqueza cultural, rigor, beleza, criatividade, participação popular e sincronismo marcam esta manifestação caetiteense, que destaca o município no cenário estadual e nacional.

  Com o tema Tradição em Movimento: da Ditadura à Liberdade, o evento cívico deste ano contextualizou os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, abordando toda a trajetória em busca da liberdade e da democracia. Realizado pela Prefeitura de Caetité, com envolvimento das secretarias municipais, o Dois de Julho conta com a participação de entidades, instituições e organizações do município e região, como escolas municipais e estaduais, fanfarras, Tiro de Guerra, filarmônicas, Maçonaria, Demolay, Desbravadores, Marinha do Brasil, representantes dos programas sociais, vaqueiros, trabalhadores rurais com carros de boi, comunidades quilombolas do município, além de 32 grupos de montaria etc.

  O desfile passou pelas principais ruas da cidade, saindo do CETEP em direção ao Bairro Alto Buenos Aires, sendo prestigiado por um grande público durante todo o seu percurso.

   Após o desfile, as bandeiras foram hasteadas na Praça da Catedral, onde também foi realizado “Te Deum”, uma celebração em ação de graças para louvor e agradecimento a Deus, concelebrado pelo Monsenhor Ademar Cardoso e Padre Davi, contando com a participação do Coral Senhora Sant’Ana.

   O 2 de Julho de Caetité tem uma particularidade que já se tornou tradição: a participação ativa de cavaleiros e amazonas, com a estimativa de mais de 3.000 cavalos nas ruas, sendo grande parte deles pertencentes a grupos de montaria. A fim de valorizar esta participação foi realizado uma eleição dos melhores grupos, que classificou em 1º lugar o Grupo Rancho de Palha, o Grupo do Anguá em 2º e o Palmeira em 3º.

   Outro destaque do evento, visando maior riqueza de informação quanto aos fatos históricos, foi a presença do Museu “Exposição Tradição em Movimento” na Praça da Catedral. Este museu itinerante visitou as escolas municipais durante o mês de junho.