Terceiro coletivo do ano acontece no dia 10 de junho, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA
UFBA , Salvador |
01/06/2014 às 19:13
Dia 10 de junho na Facom
Foto: DIV
A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o terceiro lançamento coletivo de 2014. O evento acontece no dia 10 de junho, terça-feira, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina, Salvador. Na ocasião, sete novos títulos serão apresentados ao público, que poderá adquiri-los a preços promocionais.
A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA tem como objetivo principal facilitar o acesso da sociedade à produção acadêmica. As obras deste lançamento foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no Encontro Anual da COMPÓS, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio, em Belém do Pará. Conheça as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo EDUFBA – junho de 2014:
A política na timeline
Wilson Gomes
O livro tem como objetivo analisar a comunicação utilizada nas redes sociais com foco em temas e problemas de interesse político. Para o autor, os meios digitais para redes sociais são um espaço social em que ideias são modificadas no atrito de pensamento, em que interpretações são geradas e coladas à informação proveniente de outras esferas, em que informações são aglutinadas, ordenadas, mutiladas, aumentadas, corrigidas e distorcidas num circuito intenso, descentrado e extremamente ativo e atualizado.
Preço especial de lançamento: R$ 40,00
Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria
Rodrigo Ribeiro Barreto e Maria Carmem Jacob de Souza (Org.)
A obra traz resultados de investigações de pesquisadores docentes e discentes da linha “Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Midiática” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem como propósito expandir e renovar o aporte teórico e metodológico da perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu para compreender os meandros e a complexidade dos fenômenos comunicacionais. A expectativa de todos os envolvidos na coletânea é a de que a leitura estimule futuras interlocuções a respeito dessa herança teórica, além de incitar experiências originais de reinvenção de conceitos e enfrentamento desses fenômenos socioculturais tão diversificados quanto complexos.
Preço especial de lançamento: R$ 25,00
Formas do telejornal: linguagem televisiva, jornalismo e mediações culturais
Juliana Freire Gutmann
Formas do telejornal exibe na exata medida vínculos entre telejornalismo, comunicação, cultura, poder e sociedade, preocupando-se em entender como os valores jornalísticos de atualidade e interesse público se articulam com a linguagem televisiva. O livro evidencia o contínuo processo de mudança do telejornalismo brasileiro, que equilibra convenções com novos modos de uso que originam tendências. O trabalho foi desenvolvido a partir de dois desafios: enfrentar dimensões materiais dos telejornais nacionais e fazer do objeto de pesquisa lugar de reflexões teóricas que permitam formular um modelo de análise televisiva pelo viés da comunicação.
Preço especial de lançamento: R$ 35,00
Performance e experiência estética
Benjamin Picado, Carlos Camargos Mendonça e Jorge Cardoso Filho (Org.)
A coletânea é composta por textos que resultam dos debates realizados no interior do GT de Comunicação e Experiência Estética, nos encontros anuais da Compós e de artigos apresentados no Seminário Internacional Performance e Experiência Estética, realizado em Salvador, em 2012. A obra é resultado do intercâmbio de grupos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFBA, UFF e UFMG e conta ainda com trabalhos de Martin Seel, Raphael Baroni e Jean-Luc Moriceau.
Preço especial de lançamento: R$ 25,00
Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá
Volumes I e II
Luiz Claudio Martino, Giovandro Marcus Ferreira, Antonio Hohlfeldt e Osvando José de Morais (Org.)
Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, organizado por Luiz Claudio Martino, Giovandro Ferreira, Antonio Hohlfeldt e Osvando José de Morais, que divide-se em dois volumes, possui textos apresentados no Colóquio Internacional Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, realizado em 2012 na Universidade Federal da Bahia. A obra apresenta temas, opiniões e pontos de vista que oferecem um panorama da pesquisa em comunicação e assim desenvolve um dos objetivos do encontro, que foi o de conhecer as tendências atuais presentes nos trabalhos realizados nos dois extremos do continente americano.
Teoria e prática da crítica midiática
Edson Fernando Dalmonte (Org.)
A obra é composta por contribuições de vários pesquisadores convidados sobre o tema crítica midiática. É resultado de uma iniciativa da coordenação do grupo de pesquisa “ANALÍTICA: Crítica de mídia, Estética e Produtos midiáticos” (PósCom-UFBA/CNPq) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Apresentando diferentes enquadramentos teóricos e metodológicos, divide-se em dois eixos: aspectos teóricos da crítica midiática e análise crítica de produtos e estruturas midiáticas. A parte analítica, por sua vez, encontra-se subdividida em três tópicos: mídia digital, audiovisual e impressa.
Preço especial de lançamento: R$ 30,00
Serviço:
O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA
Quando: 10 de junho, terça-feira, às 17h
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina, UFBA – Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina – Salvador, Bahia)
Quanto: Entrada gratuita