Cultura

Miss Universo Marta Vasconcelos ganha biografia publicada pela ALBA

VIDE
pb , Salvador | 26/05/2014 às 23:10
Marcelo Nilo, Marta Vasconcelos e Roberto Marceo, autor da obra
Foto: Alba
Martha Vasconcellos, Miss Universo 1968, e Roberto Macêdo, jornalista, entregaram hoje ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, os originais da biografia da rainha da beleza baiana, última brasileira a ser eleita a mais bela do planeta. A biografia com 450 páginas e mais de 400 fotografias será publicada pela Assembleia, dentro do projeto Gente da Bahia, que já contemplou mais de 40 personalidades baianas. A previsão é que o livro seja lançado em outubro, após as eleições.
 
Roberto Macêdo recebeu o convite para escrever sobre a vida de Martha Vasconcellos no início do ano passado. Durante esse tempo, entrevistou mais de 70 pessoas de todo o mundo, entre familiares, amigos, ex-misses e profissionais da imprensa, e vasculhou arquivos de jornais e revistas para contar a saga dessa soteropolitana que brilhou numa época em que os concursos de miss tinham uma importância fenomenal e atraíam a atenção de todo o país.

 Ela começou como Miss Clube de Bridge, depois Miss Bahia, Miss Brasil e, finalmente, no dia 13 de julho de 1968 foi coroada Miss Universo em Miami Beach, Estados Unidos, vencendo 64 candidatas dos cinco continentes. Martha hoje é empresária no ramo imobiliário, depois de ter passado 11 anos nos Estados Unidos, onde se formou em psicologia e trabalhou com mulheres vítimas de violência doméstica, tendo recebido três prêmios do governo americano e de entidades de defesa dos direitos humanos.