Cultura

BEL BORBA expõe Salvador em fotos com olhar inquieto do artista

A cidade de Salvador é retratada através do olhar peculiar do artista
Isa Lorena , Salvador | 20/05/2014 às 17:23
Uma das fotos de Bel Borba
Foto: DIV
   A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 27 de maio a 20 de julho, a exposição “Bel Borba Intervém Urbano”, que traz 80 obras inéditas do fotógrafo Bel Borba.

 O trabalho retrata a cidade de Salvador de ontem, hoje e amanhã. Para compor o novo trabalho, o artista debruçou-se em fotografias antigas de domínio público e imagens autorais, captadas do seu celular, além de imagens de satélites, com projeções verticais de aeroportos espalhados pelo mundo. 

Através de colagens e pinturas, o público será levado a passear por uma cidade que se reconhece em suas características singulares e que é, para o artista, sua musa, parceira e também, galeria permanente. “O exercício é permanente. Estou sempre estabelecendo novos desafios para novas experiências e esse trabalho foi transformador”, conta Borba.
 
Além das obras inéditas, o público também poderá conferir esculturas do artista, criadas a partir dos restos de escombros retirados da demolição do estádio da Fonte Nova, em Salvador. “Quando eu olho para esses destroços, eu posso ouvir o som e os ecos das pessoas que, em algum momento, ali estiveram, choraram, gritaram com euforia, brigaram.”, revela o artista.
 
Bel Borba:

Bel iniciou seus trabalhos com técnicas de Aerografia e, desde então, utiliza também outras técnicas para novas criações, sempre com cunho altamente simbólico e traço intervencionista. Com obras espalhadas por toda a cidade de Salvador, o artista segue com suas manifestações públicas, além da realização de constantes exposições em galerias de dentro e de fora do país.