Cultura

Abertura e atrações Semana de Museus DIMUS que começa nesta segunda

Vide
Yara Vasku , Salvador | 12/05/2014 às 09:41
A 12ª Semana de Museus, uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) articulada na Bahia pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), acontece entre os dias 12 a 18 de maio de 2014. Para o evento – nacional – as instituições museológicas promovem ações voltadas para uma temática específica que, nesta edição, será: “Museus: as coleções criam conexões". Os museus da DIMUS estão com programação especial durante a semana. Confira as atrações:
 
 
13/05
Abertura oficial da Semana de Museus
Local: Instituto Feminino da Bahia
(Rua Monsenhor Flaviano, 02 – Politeama)
 
9h – Apresentação do Ipacoral. 10h - Lançamento da Política Setorial de Museus. Formulada pela DIMUS, com o objetivo de participar no processo de fortalecimento do papel ativo do estado democrático e plural, a partir da constante interlocução entre o poder público e a sociedade civil. 11h - Palestra "Colecionadores e o 'desejo' de museu", com Cícero de Almeida – Museólogo, mestre em Memória Social, professor da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador de Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus.
 
 
13/05
Lançamento da página 'Poemas - Castro Alves' no blog DIMUS (http://dimusbahia.wordpress.com). Espaço dedicado aos amantes de poesia, tomando como base o patrono do Parque Histórico Castro Alves (PHCA). Com a página, o PHCA, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, abre uma oportunidade para todos os poetas interessados em publicar suas poesias. Os interessados devem enviar o material para poesiacastroalves@gmail.com  para serem analisados e depois publicados.
 
 
Dia 13/05; às 14h
Mediação temática: “Maria, representação de mãe”, destacando a imagem de Nossa Senhora do Rosário presente no acervo do Museu Abelardo Rodrigues (Pelourinho). Em seguida, oficina de confecção de terços em tecido e pedrarias. Relacionar uma parcela do acervo do Museu a um dos papéis sociais da mulher; Estabelecer conexões entre a representação de N. Sra. do Rosário com uma tradição popular, o artesanato do fuxico; Ampliar a interlocução do Museu Abelardo Rodrigues com o público. Com o Grupo da Terceira Idade Alegria de Viver.
 
 
13/05, das 14h às 17h
Oficina de confecção de bolsas e acessórios com motivos de azulejos com materiais recicláveis. Através da parceria com o SESC - Centro de Formação Artesanal serão realizadas oficinas no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) que estabelecerão a conexão do acervo do museu a outros universos culturais.  As próximas são: 15/05, das 9h às 12h: Pintura em Tecido com motivo dos azulejos do museu. E dias 14 e 15/05, das 14h às 17h: Oficina de Mosaico.
 
 
Dia 14/05; às 14h
Oficina de cerâmica “Arte africana e arte popular, uma conexão lúdica”. Inspirada nas Coleções de Arte Africana Claudio Masella e de Arte Popular, abrigadas no Solar Ferrão (Pelourinho), a oficina pretende estimular a criatividade, integrando os dois estilos de arte, sobretudo com livre criação, observação e expressão artística. Com Mônica Silva - Artista Plástica, especialista em Arte Educação pela Universidade Federal da Bahia – e 20 alunos entre 10 a 14 anos, estudantes do Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes.
 
 
 
FIXAS
 
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica
 
Exposições:
"Azulejos de Udo" - Ampliada com 14 obras, sendo 12 delas do ceramista alemão, constrói uma leitura histórica sobre as especificidades do cenário urbano ao apresentar mais de 300 azulejos que trazem parte significativa da arquitetura de Salvador.
 
"Udo, o artista” - Apresenta o lado criacionista do artista que dá nome à instituição, através das várias possibilidades do ceramista ao trabalhar na criação de motivos em azulejos e na criação ou utilização de suportes de cerâmica para função de decorar.
 
Visitação: terça a sexta, das 12h às 18h. Fins de semana e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho
(71) 3117-6389
 
 
PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES (PHCA)
 
Contação da Historias: “Aventuras da Memória”, de Patrícia Secco. Por Karina Machado.
13 a 16/05- 10h às 12h
 
Orientação dos usuários do Lab DIMUS PHCA.
13 a 18/05 - 10h às 17h
 
Apresentação da biblioteca.
13 a 18/05 - 9h às 17h
 
Visita guiada (apre­sentação do PHCA e da história de Castro Alves).
13 a 18/05 - 9h às 17h
 
Sarau no Parque: Música, Poesia e Arte nos Fi­nais de Tarde, com a cantora e compositora Priscila Sales e convidados.
14/05 - 17h às 20h
 
Espetáculo teatral - “Semo da Roça, mas temo instrução shô”, pela CIA de Teatro Cecéu, escrita e dirigida por Marineide Menezes.
17 a 18/05 - 16h às 18h
 
Visitação: terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h. Fins de semana e feriados, das 9h às 14h
Entrada: grátis
Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/BA
(75) 3681-1102