Cultura

Bahia tem grupo circense representando o estado no Festival do Circo

A Cia Luana Serrat se apresenta nos dias 10, 11, 12, 14 e 15 de maio

Cia Luana Serrat , Salvador | 09/05/2014 às 14:35
Moças Aéreas
Foto: Maira Amaral
Sob o tema “Imagine Circo em Todo Canto da Cidade”, o Festival Internacional de Circo realiza sua segunda edição e transforma o Rio de Janeiro no maior e mais concorrido picadeiro do mundo entre os dias 8 e 18 de maio. Nesse período, a Cidade Maravilhosa reúne mais de 50 renomadas atrações de circo contemporâneo, nacionais e internacionais, em cerca de 200 apresentações gratuitas.

Mais de 300 artistas de diferentes regiões brasileiras e de países como Israel, República Tcheca, Holanda, Espanha, Argentina, Colômbia, Portugal, Bélgica, Inglaterra, França, Itália, Peru e Chile apresentam espetáculos que mostram o que há de mais moderno no universo circense. Lonas, arenas, bibliotecas, parques, praças e até o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que pela primeira vez em sua história recebe um espetáculo circense, servirão de palco para o maior festival de circo do mundo.

Entre os destaques da programação está o espetáculo “Moças Aéreas”, da Cia Luana Serrat - única representante do Estado da Bahia no 2º Festival Internacional de Circo. A montagem narra o universo feminino das mulheres de circo e das aeromoças, que têm em comum a magia de viver nas alturas, se arriscar, ir e vir sem perder o charme, a beleza e a sensualidade.  A sequência de números convida os espectadores para uma viagem desde o check-in, passando pelo embarque, decolagem e aterrissagem. Momentos de encontros e despedidas, em números de tecido, lira, corda, e quadrante.


A Cia Luana Serrat, que é reconhecida por montagens que evidenciam novas possibilidades narrativas para as artes circenses e criam relações inovadoras entre os artistas e instrumentos clássicos como as acrobacias em trapézio, lira, tecido, corda, entre outras técnicas, se apresenta na Escola Nacional de Circo e na Cidade de Deus, que conta com lona de 500 lugares montada especialmente para o festival.

Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões, O 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro é uma parceria entre Circo Crescer e Viver, Estúdio M’Baraká e Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com patrocínio da Petrobras e o copatrocínios de empresas como Outback Steakhouse, Rede Globo, CCR (Ponte), Multiplan, Consórcio Construtor Rio Barra S.A. e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura; e com o apoio de Firjan, Sebrae e Iberescena.

“Nossa expectativa é de mobilizar um público de mais de 250 mil espectadores durante o festival. Tivemos o cuidado de nos debruçar sobre cartografia da cidade, para montar um circuito que vai da Paciência à Paquetá. Assim, cumprimos a missão que nos motivou a criar o tema desta edição: estar em todo canto do Rio de Janeiro”, afirma a diretora executiva do festival, Isabel Seixas.

 

O processo de escolha das companhias que participam desta edição passou por três momentos. Primeiro, os curadores percorreram festivais de circo em todo o mundo e convidaram alguns grupos. Depois, abriram inscrição para interessados, que foram avaliados e, então, selecionados. Por fim, ampliaram a participação dos grupos do Rio.

 

Entre os brasileiros que engrossam a lista deste ano estão as meninas da Cia Luana Serrat. “Moças Aéreas é um clássico do grupo e foi uma escolha da curadoria do festival. Esperamos emocionar o público com o espetáculo, esse é nosso maior objetivo”, declara Luana Serrat, diretora da companhia.

 
A participação da companhia baiana no festival conta com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) repassado através do edital Mobilidade Artística e Cultural 2014.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO


Direção e Concepção: Luana Serrat

Elenco: Annalice Bacelar, Aisha Britto, Beto Portugal, Brisa Valente, Carol Guedes, Clara Dominguez, Cristina Jalil, Catarina Carvalho, Jana Serrat, Luana Serrat, Millena Miranda, Nana Porto, Nina Porto, Renata Pezzotta, Rosialine Roedel, Sara Pontes.

Técnicos de Circo: Edi Carlos Souza e Jailson Jajai

Produção: Cadena Produções

Assessoria de Comunicação: Susana Coelho

Registro Videográfico: Tiago Lins

Fotografias: Maíra Amaral

 

SERVIÇO

 

Moças Aéreas no Festival Internacional de Circo

·         Lona na Cidade de Deus
Sábado, 10 de maio, 19h
Domingo, 11 de maio, 19h
Segunda-feira, 12 de maio, 21h
 

·         Escola Nacional de Circo
Quarta-feira, 14 de maio, 17h
Quinta-feira, 15 de maio, 17h e 20h