Cultura

Livro retrata de forma inédita peculiaridades da Ilha de Itaparica

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/05/2014 às 18:26
Será lançado nesta sexta-feira, 09, a partir das 19 horas, durante o 3º Salão Baiano de Turismo, que se realiza de 08 a 10 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, o livro Ilha de Itaparica Um Paraíso Redescoberto. A publicação, editada de forma independente, é de autoria do fotógrafo baiano, Luís Pereira, radicado em Itaparica desde 1986, em parceria com o economista Sérgio Silva, frequentador assíduo do lugar. Eles afirmam que essa é a primeira vez que a ilha é revelada, com todas as suas peculiaridades, em belas fotos, de um trabalho profissional.

O livro, de acordo com Pereira, visa dar uma contribuição concreta para o resgate da importância do lugar, que faz parte da história e da vida de tantos baianos, situado na Baía de Todos os Santos, ressaltando a beleza e encantos da costa, dos manguezais da sua contracosta, das vilas, povoados e a exuberância de áreas ainda praticamente intocadas.

A obra reafirma a singularidade geográfica da ilha, que possui um conjunto histórico e arquitetônico dos mais aprazíveis, com praias de águas tranquilas e mornas.

O livro tem capa dura e se compõe de 156 fotos aéreas, coloridas, distribuídas em 120 páginas. O material foi criteriosamente garimpado de um acervo de mais de 30 mil fotos feitas por Luís Pereira naquela região. Elas contemplam, sem distinção, as riquezas naturais dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, que formam a ilha. A primeira edição tem uma tiragem de mil exemplares.

Os autores acreditam que o potencial turístico da Ilha de Itaparica ainda está por ser explorado, para tanto, entendem que cabe à sociedade cobrar e às autoridades cumprirem os seus respectivos papéis.