Cultura

Escultor Israel Kislansky promove oficina modelagem Palacete das Artes

Vai ser dia 16 de maio
PA , da redação em Salvador | 06/05/2014 às 12:58
Vai ser dia 16 de maio
Foto: DIV
O escultor Israel Kislansky fará no dia 16 de maio, às 19h, a palestra “A construção da imagem moderna - recortes sobre a escultura baiana”. Durante o encontro, o artista abordará a escultura moderna e a escultura baiana dentro de um panorama mais universal, traçando paralelos entre as obras de Caribé e Mario Cravo, com artistas como Henry Moore e Marino Marini. Na sequência, dias 17 e 18, das 10h às 17h, e das 10h às 13h, Kislansky promove a oficina “Figuração - Modelagem em argila”. 

Israel Kislansky é formado pela Faculdade Santa Marcelina, onde estudou com J. A Von Acker e Iole Di Natalie, inicialmente trabalhando como pintor e, a partir de 1990, com a escultura. Em 1996 realizou a obra “Semear” instalada na Praça Klaus Walter Zulauf, no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo. Nesse mesmo ano, inaugura a Kislansky Atelier de Escultura, um espaço dedicado à formação de escultores, onde acontecem cursos e palestras sobre a arte figurativa. Em 99 é convidado a ministrar o curso “A modelagem do Corpo Humano” no MUBE- Museu Brasileiro da Escultura.

Através do seu Atelier de Escultura Kislansky, atende, regularmente, cerca de 90 alunos entre eles, estudantes e profissionais de várias partes do Brasil que buscam aprimoramento e desenvolvimento nas principais técnicas da escultura, a exemplo da modelagem em argila para fundição em bronze, talha em pedra, em madeira e a cerâmica. Desde 2000 que o Atelier passou a levar essas oficinas a diversas capitais do país e hoje, Israel Kislansky é uma referência como artista e como mestre da modelagem figurativa na América Latina.