Cultura

Curadores apresentaram proposta da 3ª Bienal da Bahia para este ano

vide
Ascom IPAC , Salvador | 13/04/2014 às 12:32
Ana Pao, uma das palestrantes
Foto: Lara Carvalho
As propostas de curadoria – que determinam as exposições e trabalhos a serem expostos – da 3ª Bienal da Bahia (www.bienaldabahia2014) foram apresentadas publicament no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA, Rua Caetano Moura, Federação), que é parceira da iniciativa.
 
A apresentação ocorreu no Curso de Formação de Mediadores, que está preparando profissionais para trabalhar nos 100 dias de programação da 3ª Bienal, que começa dia 29 de maio e termina 7 de setembro, em Salvador e mais 10 municípios do interior baiano. Pesquisadores, pós-graduandos e professores da UFBA têm acesso às palestras desde que se identifiquem no momento da entrada. Os monitores formados pelo Curso serão certificados pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, em parceria com a Escola de Belas Artes (EBA).
 
Fizeram palestras os curadores-chefes Marcelo Rezende, Ana Pato e Ayrson Heráclito, comentando sobre a opção de abordagem de curadoria, atividades da 3ª Bienal e artistas já confirmados.
 
RESIDÊNCIAS - Antes mesmo da abertura, a 3ª Bienal já está em processo de realização. Um exemplo são as residências artísticas onde 11 artistas nacionais e internacionais estão criando ações e obras para a Bienal. Eles ficam hospedados no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos. Omar Salomão, Camila Sposati, Charbel-Joseph H. Boutros, Giselle Beiguelman e Eustáquio Neves são alguns deles.
 
As presenças dos artistas e a Bienal são patrocinadas pelo Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e convênio entre Fundação Hansen Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) ficou com a concepção e a coordenação geral.
 
ARTISTAS no EVENTO – No Curso de Mediação no sábado (12), quando será apresentada a curadoria, estarão presentes ainda diferentes gerações de artistas confirmados para a 3ª Bienal. São eles, Juraci Dórea – criador da identidade visual da Bienal –, Gaio Matos, Arthur Scovino e Marcondes Dourado. “Eles falarão como a trajetória de cada um se conecta com a essência da Bienal e como compreenderam a sua proposta curatorial”, explica a coordenadora do curso e professora da EBA/UFBA, Mariela Hernández.
 
No domingo (13), às 10h, o artista e performer Wagner Lacerda realizará o workshop ‘Expressão corporal e mediação’, na área externa da FAUBA. Wagner é mestre em processos criativos pela EBA/UFBA e atua ainda nas áreas de body painting (pintura corporal), escultura e desenho.
 
SERVIÇO:
O que: apresentação da Curadoria da 3ª Bienal da Bahia – Curso de Formação de Mediadores
Onde: auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Rua Caetano Moura, Federação, Salvador, Bahia
Quando: 12.04 (sábado) e 13.04 (domingo), a partir das 9h
Informações: www.bienaldabahia2014.com.br