Cultura

SEMINÁRIO IGHB: Antropólogo diz que FIFA é estado dentro dos estados

Jeferson Bacelar critica ações do Governo Federal e da Fifa para a Copa do Mundo
IGHB , Salvador | 08/04/2014 às 09:24
Seminário Paixão e Futebol, no IGHB
Foto: DIV
O Seminário PAIXÃO FUTEBOL CLUBE debate hoje, às 14 horas, o relacionamento entre cinema e bola, com a presença da cineasta e doutoranda em Sociologia Priscila Andreata e o jornalista João Carlos Sampaio. O encontro, gratuito, acontece no auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, na Piedade. Às 16h, Fred Flávio recebe para o talk show, os convidados: Thiago Mastroianni, André Hiltner e Sinval Vieira.

Ontem (segunda-feira), durante a abertura do seminário, o antropólogo Jeferson Bacelar levou os curtidores do futebol a um passeio pela história, abordando temas diversos, desde racismo à exclusão da mulher.

Bacelar pediu a ampliação da participação popular em todos os clubes e federações. “Eleição direta com votos dos associados pode evitar que o mesmo cartola fique muitas décadas no poder”, defendeu.

Para ele, a democratização do futebol é o único caminho possível para evitar que os governos tomem decisões sem ouvir os eleitores. O antropólogo admitiu a hipótese de um “racismo de classe”, ao abordar o tema das arenas modelo Fifa impostas aos brasileiros. E, ainda de acordo com o especialista, a Fifa tornou-se um “estado dentro dos estados, mais forte até que o Poder Judiciário e capaz de arrasar nossa soberania, como se vê agora, por ocasião dos preparativos para a Copa do Mundo”.

Ao ser questionado sobre a possível figura de um ‘anti-torcedor’, que seria o perfil do brasileiro contrário ao futebol e à Copa, Bacelar disse que o desapontamento geral, por conta dos negócios mal-explicados, pode ter provocado este perigoso desencanto, de consequências imprevisíveis. “O governo federal disse que os estádios seriam construídos com o dinheiro da iniciativa privada, mas não é verdade”,  aponta o diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).