Cultura

Fundação do Rio Grande do Norte conhece Cidade do Saber para copiar

vide
Decom , Camaçari | 03/04/2014 às 18:05
Servidores da Fundação analisaram os equipamentos
Foto: Agnaldo Silva
O secretário de Turismo e o presidente da Fundação de Cultura de Parnamirim, Rio Grande do Norte, Laizomar Wanderley e Haroldo Gomes, respectivamente, chegaram hoje (03/04), a Camaçari para conhecer a experiência do Município em gestão cultural, educacional e esportiva. O case de sucesso apresentado foi a Cidade do Saber, inaugurada em 2007, e que já alcançou diversos prêmios e o reconhecimento da sociedade.

O presidente da Fundação de Cultura de Parnamirim, a qual no município potiguar possui status de secretaria, explica que já foi construído no local a estrutura para o Cine Teatro Municipal e a vinda a Camaçari se deve ao interesse pelo modelo de gestão do Teatro Cidade do Saber. “Aqui nós vimos que há um grande trabalho sintonizado sendo feito, beneficiando muito a população e promovendo a formação das crianças e jovens de forma incrível. Nós queremos isso por lá também ”, enfatizou.

Para o secretário de Turismo, Laizomar Wanderley, o grande destaque da Cidade do Saber é o funcionamento. “Não adianta ter uma estrutura grandiosa que não funcione. Nós viemos aqui para saber como fazer funcionar, manter e qualificar um espaço como esse”.
          
Os gestores ficarão no Município até amanhã para conhecer o modelo administrativo. A Cidade do Saber é mantida com recursos do Município e conta também com subsídio da iniciativa privada. A ideia deve ser levada para o município potiguar que fica a 20 quilômetros de Natal, com 230 mil habitantes, e detém o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. As ações culturais do município são geridas pela Fundação de Cultura, iniciativa pública de direito privado.