Cultura

31 DE MARÇO: Dom Murilo analisa período da ditadura militar no Brasil

Segunda-feira, 31.03.2014, 19h (UCSal, Federação)
UCSAL , Salvador | 29/03/2014 às 15:49
Diálogos Noturnos, segunda, 19h, UCSAL, com dom Murilo Krieger
Foto: DIV
O golpe político nos anos 60 do século XX que marcou a sociedade brasileira e atingiu diretamente as pessoas do país completa 50 anos e será analisado pelo historiador professor Dr. Cândido Costa e Silva e pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na 1ª e “Diálogos Noturnos”, sob o tema “Igreja e Ditadura Militar”, na próxima segunda-feira, 31 de março (data do Golpe), às 19h, no Espaço Cultural da Universidade Católica do Salvador (UCSal), na Federação, em Salvador.

O evento traz, entre outras coisas, questões acerca da relação da sociedade e de religiosos afins a defender os direitos humanos, feridos principalmente a partir de o final de 1968, com o Ato Institucional nº 5, o AI-5, considerado um dos que mais atingiram a democracia nacional, apoderando de forma mais direta os militares no governo. A noite, promovida pelas Arquidiocese de Salvador e Pastoral Universitária (PU), tem, ainda, pocket show musical com canções que tratam de temas ligados ao período da repressão militar e exibição de vídeos com imagens de épocas das duas décadas dessa ditadura. Liderado por militares, o também chamado Golpe de 64 depôs o então presidente da República João Goulart e foi um somatório de diversos acontecimentos políticos e sociais ocorridos ao longo da história republicana brasileira. O Golpe levou o Brasil a uma ditadura de 21 anos.
 
Diálogos Noturnos é um projeto que propõe encontros bimestrais de reflexão sobre as questões atuais da fé e da Igreja na cidade de Salvador. A atividade, idealizada por Dom Murilo Krieger, quer inaugurar, em Salvador, um ambiente mais apurado de reflexão acerca da fé. O evento foi inspirado no livro-entrevista do Cardeal Carlo Martini, "Diálogos Noturnos em Jerusalém: sobre o risco da fé" (Paulus Editora, 2008), no qual o antigo reitor da Universidade Gregoriana responde perguntas de jovens, alguns deles, universitários.
 
       O evento da próxima segunda-feira é aberto ao público. Os participantes podem levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a instituições da capital baiana através da campanha “Você tem fome de quê?”, promovida pela Pastoral na UCSal (PnU) e outras instituições de ensino de Salvador. Informações através do email: culturauniversitaria@gmail.com.