Cultura

CASA DAS ARTES inaugurada em Itabuna trabalha com a cultura da paz

vide
Decom , Itabuna | 21/03/2014 às 15:00
Apresentação de grupo de dança na inauguração
Foto: Pedro Augusto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania inaugurou, na noite desta quinta-feira (20), em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a “Casa das Artes”, espaço cultural que oferecerá diversos cursos à população. A cerimônia de descerramento da placa de inauguração contou com as presenças do prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), professor Roberto José, e outras autoridades, além de artistas, produtores culturais, intelectuais, líderes comunitários e estudantes.

O coordenador administrativo da Casa das Artes, Antognoni Coelho falou da importância da parceria firmada entre a FICC e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), indicando que a prefeitura de Itabuna cumpre com a sua função de criar políticas públicas capazes de retirar os jovens, principalmente os da periferia, das situações de vulnerabilidade a que são submetidos. “A Casa das Artes vem a ser, hoje, o passo mais audacioso e mais importante no conjunto de ações planejadas pelo prefeito quando lançou o Programa Cidade de Paz”, disse o coordenador, adiantando que a casa contará ainda com profissionais das mais diversas áreas (assistente social, psicopedagogo, nutricionista), que darão apoio aos educandos.

A professora Denise Tavares, coordenadora do Programa de Agentes Culturais em Áreas de Interesse Social (PACAIS) disse que a Casa das Artes é um projeto que já nasce vencedor porque as pessoas estão procurando informações sobre os cursos e muitas desses interessados já se matricularam. Segundo ela, a casa já tem cerca de 500 alunos inscritos e esse número deverá chegar a 600.


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsecção Itabuna, Andirlei Nascimento, disse que a administração municipal acertou de forma direta ao disponibilizar para o povo de Itabuna um equipamento como a Casa das Artes. “Estou certo de que novas promessas artísticas hão de surgir dentro desses espaços e que, mais do que potencializar o surgimento de novos valores, a Casa das Artes vem proteger nossa população”, declarou Andirlei.

Roberto José disse que a inauguração da Casa das Artes é o resultado de todo um conjunto de esforços, observando que a parceria com a Secretaria de Assistência Social foi imprescindível. Segundo ele, “cada pessoa envolvida fez um trabalho excelente e o resultado está aí. A Casa das Artes é o ‘QG’[quartel general] do fomento à cultura. No coração da cidade, ela irradiará paz para Itabuna. A forma como o município de Itabuna abraçou esse projeto foi tão inspirador que, ainda em 2014, estaremos inaugurando a segunda Casa das Artes, esta ali na região do Bairro São Caetano. O prefeito já autorizou a busca por um imóvel para abrigar a nova casa”, declarou o presidente da FICC.

O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, destacou que a cidade de Itabuna tem uma preocupação grande em minimizar os índices de violência. Por isso, segundo o prefeito, “o caminho é esse. Estamos investindo muito em Esportes e em Cultura e temos a certeza de que nossos projetos, a exemplo do equipamento grandioso que é a Casa das Artes, cumprirão suas funções e nossa população, especialmente as crianças e os jovens, têm a condição de fazerem uma escolha, a escolha que permite um futuro grandioso e brilhante”, disse o prefeito.