Cultura

Alagoinhas recebe o espetáculo Joelma nos dias 22 e 23/03

vide
Crioula , Salvador | 07/03/2014 às 20:23
A história de uma das primeiras transexuais da Bahia
Foto: Alessandra Novhais
A história de uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil, será encenada no palco do Centro de Cultura de Alagoinhas, dias 22 e 23 de março às 20 h. Trata-se da montagem Joelma, parceria do ator-performer, encenador e autor Fábio Vidal com o diretor Edson Bastos, que também assina a dramaturgia do espetáculo.  Um projeto do Território Sirius Teatro e da Vôo Audiovisual que conta com a produção local da Dona Maria Produtora. Além das apresentações da montagem, no dia 23 de março, no Centro de Cultura, o workshop gratuito Teatro Físico, com exercícios que exploram o universo abordado na obra.
 
Joelma conta a história da inadequação de uma mulher, nascida no corpo de um homem. Para além dos aspectos sobre sexualidade e gênero, a narrativa apresenta a trajetória religiosa da personagem, que hoje, aos 69 anos vive numa casa, que é um misto de centro espiritualista e igreja. Outro elemento marcante do espetáculo é o assassinato que estabelece uma trama “policial” nesta historia que traz diálogos, histórias, personagens, questionamentos e informações que redimensionam o caráter mítico, religioso, filosófico e conceitual da obra cinematográfica Joelma, matriz deste projeto teatral, (que pode ser conferida através do link: https://www.youtube.com/watch?v=paZ4Dv9nQXg&hd=1)

No espetáculo, ambos criadores experimentam a construção de uma obra teatral, em casamento com o cinema. Joelma, sexta encenação do Território Sirius Teatro foi indicada ao prêmio Braskem de Teatro na categoria ator e conta com trilha sonora assinada por Ronei Jorge e Luciano Simas; direção de arte e cenografia de Luís Parras; concepção de luz de Pedro Dultra. Os figurinos são assinados por Maurício Martins e a maquiagem por Marie Thauront.