Cultura

ILÊ AXÉ OXUMARÉ tombado como Petrimônio Histórico da Cultura Nacional

vide
Secom , Salvador | 15/01/2014 às 18:53
Governador Wagner, pai de santo, Marta Suplicy, Lidice da Mata e ACM Neto
Foto: Manu Dias GOV/BA
Ao som do hino ao Ilê Axé Oxumaré e cânticos das baianas vestidas de branco e fogos, o governador Jaques Wagner, o prefeito ACM Neto e o babalorixá Silvanilton Encarnação da Mata receberam da ministra Marta Suplicy o título do tombamento da Casa de Oxumaré como Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, hoje à tarde (15), em cerimônia na sede do terreiro, onde foi inaugurada a placa comemorativa. 

Para o governador Wagner, o título representa o reconhecimento e a valorização das tradições africanas milenares. “É mais uma salvaguarda ao nosso patrimônio religioso e cultural”, disse Wagner, durante o evento.

Fundada no século XVIII, a Casa de Oxumaré é uma das mais antigas do candomblé e vem se destacando pelo engajamento em iniciativas sociais e de valorização do legado cultural afrobrasileiro. Participaram da cerimônia, dentre outras autoridades, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça; Mãe Stella de Oxossi, do Ilê Axé Opó Afonjá; e a senadora Lídice da Matta.