Cultura

Livro “O Colecionador e o Cristal do Pensamento” será lançado em museu

Publicação leva leitores a perceberem a importância da preservação do patrimônio cultural

Rafael Brito , Salvador | 12/01/2014 às 19:21
Angela Petitinga, a autora
Foto: DIV
Quem nunca desejou viajar no tempo para fazer parte de um momento histórico com o qual se identifica, acha interessante ou mágico? Pois é através da magia que o livro educativo “O Colecionador e o Cristal do Pensamento”, publicação a ser lançada no próximo dia 20 de janeiro, proporcionará aos leitores uma viagem na aventura de um grupo de estudantes que precisa produzir um trabalho escolar a respeito da preservação do patrimônio cultural nacional.

O evento de lançamento da publicação, produzida pela Doc-Expõe – Gestão Museológica e Documental, empresa baiana pioneira no Norte e Nordeste na prestação de serviços na área de Museologia, será realizado no Museu Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória, a partir das 18h. Com desenhos e muita cor, o livro foi escrito pelo museólogo Marcelo Cunha e o escritor Alec Saramago.

Segundo a empresária e fundadora da Doc-Expõe, Ângela Petitinga, o livro faz parte de “um novo segmento que a empresa pretende atuar, com o propósito de realizar publicações educativas voltadas para os jovens”. “Pretendemos fazer com que essas publicações façam parte da grade curricular de leitura da rede escolar, para que possamos ensinar nossos jovens a respeito da importância da preservação do patrimônio”, pontua.

Voltado para o público infanto-juvenil, o livro “O Colecionador e o Cristal do Pensamento” é uma obra lúdica que aborda conceitos relativos ao patrimônio e sua diversidade, além de mostrar que conhecê-lo pode ser divertido e interessante.

O Livro

Um grupo de amigos, alunos da mesma turma, recebe a missão de realizar uma entrevista com um colecionador como ponto de partida para uma atividade extraclasse. Eles só não imaginavam que este seria o início de uma grande e divertida aventura que os levaria para épocas e lugares inusitados.

O que seria apenas um dever de casa transformou-se em uma jornada cheia de descobertas sobre o patrimônio e sua diversidade, levando-os a descobrirem aspectos de suas histórias pessoais.

Fantasia e realidade se misturam nesta história que revela aos leitores aspectos práticos e conceituais da preservação do patrimônio. No livro também são indicadas formas de preservá-lo e sua importância para o presente e futuro, como um elemento que permite o reconhecimento e fortalecimento da identidade.

A cada capítulo, novos personagens e questões vão surgindo, enriquecendo a investigação, apresentando novos desafios e metas a cumprir. Ao final, com a missão cumprida e o trabalho pronto, eles se dão conta de que aquele foi apenas o começo de uma missão voltada para a preservação do patrimônio, e que suas vidas tornaram-se mais ricas e interessantes após esta aventura.

 
Serviço

O quê: Lançamento livro “O Colecionador e o Cristal do Pensamento”

Onde: Museu Costa Pinto - Corredor da Vitória

Quando: 20 de janeiro, às 18h