Cultura

ASSEMBLEIA lança nesta terça 5 novos livros da Coleção Gente da Bahia

Veja quem são os biografados
PB , Salvador | 10/12/2013 às 10:22
Jorge Calmon, Assis Valente, Silvio Robato, Rex Schindler e Euclides Neto
Foto: DIV
A Assembleia Legislativa lança nesta terça-feira, dia 10, a partir das 17hs, cinco novos livros da coleção “Gente da Bahia”, selo dedicado à preservação da memória de baianos – natos ou por adoção – que marcaram a história recente da nossa terra nos mais variados campos de atuação. Os volumes agora lançados trazem os perfis de personalidades múltiplas como o acadêmico, deputado e jornalista Jorge Calmon; o compositor e homem de rádio Assis Valente; o fotógrafo e arquiteto Sílvio Robatto; o empresário e cineasta Rex Schindler; e o criador de cabras, escritor e político, Euclides Neto. Iniciada em janeiro de 2008, a coleção chega ao 30º tomo.

Na apresentação dos livros que integram essa coleção, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, salienta a diversidade e a importância da obra – e da vida – de cada um dos personagens da vida baiana agora homenageados. Expoentes que foram de uma época. De uma Bahia diferente, mais lenta, cordata, desconhecida das novas gerações e que foi marcada por baianos excepcionais: Ainda que nascidos países tão diferentes como Argentina, Suíça e Alemanha, como aconteceu com Carybé, Walter Smetak e Hansen Bahia, “responsáveis mesmo pelo que se convencionou chamar de baianidade”, completa.

TRABALHO

As obras agora lançadas foram escritas por jornalistas – Francis Juliano, Symona Gropper, Giovani Giocondo, Lilian de Souza – e pelo radialista J. Pimentel, que estreiam na literatura. Portanto, a coleção “Gente da Bahia” permitiu a Assembleia Legislativa, além do fomentar à cultura e história de nossa gente revelar talentos novos das letras baianas. Entre os 30 livros produzidos e impressos (tiragem de 1.500 exemplares) a maioria é de neófitos, embora alguns escritores já reconhecidos estejam presentes.

A coleção “Gente da Bahia” foi inaugurada em janeiro de 2008 e cinco outros títulos se encontram em edição traçando os perfis de Lage, o cartunista; Cristóvão Ferreira, ex-deputado estadual; Biriba, craque o Esporte Clube Bahia campeão brasileiro em 1959; do reitor Edgard Santos e do economista Rômulo Almeida – com lançamento previsto para maio de 2014. A gênese desse trabalho é a necessidade de se manter viva e accessível às novas gerações o legado de pessoas cujas vidas se confundem com o que ficou convencionado chamar como baianidade. Sobretudo neste início de milênio, da informação instantânea, do surgimento de celebridades – sem obras, fadadas, a desaparecer sem deixar rastro.

EDIÇÕES ALBA

O projeto editorial do Legislativo engloba outros selos e coleções abrigando obras de maior porte, como o Ponte da Memória, que relança livros de inegável valor literário/memorialista ou ainda dedicado à recepção de trabalhos inéditos, como o Primeira Edição, contribuindo para a elevação cultural da Bahia e dos baianos. Porém sem buscar competir com o mercado editorial, buscando sim a supressão de lacunas existentes. Neste cenário cumpre lembrar que o formato dos perfis traçados na coleção Gente da Bahia é jornalístico, com a hierarquização dos dados colhidos distribuídos no texto da maneira mais objetiva possível.