Cultura

Marcelo Mendonça pinta o neto de Nelson Mandela e ajuda a creche

Marcelo Mendonça pinta o neto de Nelson Mandela e ajuda a creche Conceição Macêdo
Roberto Macedo , da redação em Salvador | 06/12/2013 às 19:52
Marcelo Mendonça pinta Kweku
Foto: DIV
O artista baiano Marcelo Mendonça pintou em Salvador o neto de Mandela, Kweku, um dia antes da morte do avô.  O trabalho fará parte da exposição "À Flor da Pele", que já conta com diversas personalidades de vários países, num manifesto contra o preconceito e a discriminação. Kweku é um ativista na luta contra a Aids e visita a Bahia promovendo a campanha da ONU de combate à doença.
 
O encontro de Marcelo e Kweku aconteceu na Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), que acolhe 42 crianças vivendo na creche com o vírus HIV. A obra realizada teve a participação de duas crianças assistidas pela casa e na ocasião das exposições será vendida em prol da instituição.
 
Kweku, o irmão dele Ndaba Mandela e também o ator americano Richard Gant presenciaram as dificuldades enfrentadas pela IBCM para manter 27 famílias, 80 crianças e adolescentes e ir semanalmente ao encontro de centenas de moradores de rua. A urgência agora é reformar a nova sede em Nazaré para acolher mais crianças e seus familiares. Os custos mensais da casa giram em torno de R$ 50 mil e a instituição vive somente de doações.
 
Nos últimos meses, os trabalhos de Marcelo Mendonça estiveram expostos em Barcelona e Madri com a mostra Chega de Saudade, uma homenagem aos 100 anos do poeta Vinícius de Moraes.