Cultura

NEOJIBA fará Concerto de Natal no Parque da Cidade em Salvador

Vai ser dia 15 de dezembro
Crioula Comunicação , da redação em Salvador | 30/11/2013 às 20:23
Vai ser dia 15 de dezembro
Foto: Site da Neojibá
O Parque da Cidade será palco para o Concerto de Natal com apresentação única da Orquestra Sinfônica Juvenil, principal das sete orquestras integrantes do NEOJIBA - – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, no dia 15 de dezembro, às 11 horas. O show será um momento de confraternização para o Natal, com a marca de unir boa música para pessoas de todas as idades gratuitamente.  
 
O evento é fruto de uma parceria entre a Multi Planejamento Cultural e da Máquina Criativa, com o patrocínio do Grupo G Barbosa. Na oportunidade do evento, a Santa Casa de Misericórdia estará com um posto de coletas de leite em pó, que serão destinados a creches de Salvador parceiras da instituição.
 
A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia foi criada pelo pianista e regente Ricardo Castro, sendo a principal das sete orquestras que hoje integram o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – um programa do Governo do Estado da Bahia que visa integração social por meio de ensino musical, seguindo os ensinamentos do respeitado El Sistema da Venezuela.
 
Desde o seu início em 2007, esta orquestra atualmente formada por 120 jovens de 14 a 29 anos, já realizou mais de 130 apresentações para cerca de 140 mil pessoas e se destaca no cenário nacional e internacional por sua excelência e originalidade. Em 2010, a Orquestra Juvenil da Bahia apresentou-se em Londres, no Queen Elizabeth Hall, e Lisboa, no Centro Cultural de Belém, tornando-se a primeira orquestra jovem brasileira convidada a apresentar- se na Europa. Foi citada pelo jornal The Sunday Times como orgulho do Brasil.
 
Seguiram-se aos sucessos alcançados convites para três festivais em 2011: No Royal Festival Hall de Londres com Lang Lang como solista; no Konzerthaus de Berlim e no Victoria Hall de Genebra com Maria João Pires como solista. Em 2012 e 2013 foi escolhida como orquestra residente do festival Música em Trancoso, se apresentando ao lado de renomados músicos. A partir de 2012 torna-se a primeira orquestra brasileira a ser agenciada pela Columbia Artists Music, braço musical da Columbia Artists Management Inc. (CAMI), empresa norte-americana líder internacional na gestão de carreiras de artistas e conjuntos orquestrais. Em 2014, a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê pelos Estados Unidos, com 12 concertos em 11 cidades para um público de mais de 18 mil pessoas.
 
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 800 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Angical, entre outros.
 
O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade