Cultura

FLIP 2014: Millôr Fernandes será tema da feira literária

Jornalista Paulo Werneck assume a curadoria em substituição a Miguel Conde
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 26/11/2013 às 13:26
A edição 2014 da Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP) homenageará o jornalista, escritor, dramaturgo, desenhista e tradutor Millôr Fernandes, falecido em 2012, aos 88 anos. Devido a Copa do Mundo, a feira, que geralmente acontece no início do mês de julho, na cidade ao sul do estado do Rio de Janeiro, será realizada de 30 de julho a 3 de agosto. 

Millôr será o primeiro autor contemporâneo a ser homenageado na FLIP. Em 2003, ele participou da estréia da feira. De acordo com o novo curador da FLIP, o jornalista e editor Paulo Werneck, "sua crítica (de Millôr) ao poder é fundamental no Brasil de 2014". Werneck assume a curadoria da FLIP em substituição a Miguel Conde, curador das edições de 2012 e 2013. 

Ao comentar sua nomeação, Werneck lembrou que esteve em quase todas as edições da FLIP, graças ao trabalho e também como espectador. “Na Flip fiz descobertas literárias e conheci mestres da vida inteira”, ressaltou, em comunicado oficial. Werneck afirmou ainda que o “espírito de mistura” das edições anteriores é uma lição que pretende seguir, mantendo a diversidade de opiniões, experiências e estilos.