Cultura

SÃO FRANCISCO DO CONDE dá ordem de serviço para restaurar igreja

A Prefeitura de São Francisco do Conde vai investir R$ 2.869 milhões em recursos próprios do município para recuperação.
DECOM , SFC | 22/11/2013 às 08:53
Igreja de Nossa Senhora do Monte teria sido construida por escravos
Foto: DECOM
Construída no bairro Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde, no século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Monte, fechada desde 2008, por ameaça de desabamento, será entregue restaurada para a comunidade em 2015. A prefeita Rilza Valentim assinou a Ordem de Serviço nesta quinta-feira (20), em ato comemorativo do ‘Novembro Negro’, data de fundamental importância para a população sanfranciscana, que é predominantemente (95%) negra.

A Igreja encontra-se fechada desde 2008, por ameaça de desabamento. Está situada em área remanescente de quilombo, no ponto mais alto da região, com uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos. A igreja construída por escravos é um precioso patrimônio histórico-religioso com valiosa arquitetura. A planta irregular tem nave ladeada por corredores e galeria aberta para o exterior. Na parte central da fachada existe uma porta e duas janelas de coros e os corpos laterais são duas torres atarracadas.

  “Estou muito emocionada. Vocês não tem ideia do quanto sonhei com a restauração dessa Igreja ao longo da minha vida, pois ela, além de ser patrimônio, conta a história dos nossos ancestrais, a nossa história. Sei que Deus e Nossa Senhora do Monte estão aqui, nos ajudando a concretizar”, disse  a prefeita , adiantando que haverá também a reforma da praça e a construção de um mirante em frente ao templo.

A Prefeitura de São Francisco do Conde vai investir R$ 2.869 milhões em recursos próprios do município para recuperação. 

--