Cultura

SÃO FRANCISCO do CONDE vai recuperar Igreja de N.S. do Monte

Obra será feita com recursos da Prefeitura
Angélica Parras , SFC | 17/11/2013 às 10:36
Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo
Foto: DIV
Construída por negros no século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde,  terá sua Ordem de Serviço para restauração assinada no dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, às 14 horas. A prefeita Rilza Valentim escolheu a data justamente para marcar a importância do monumento, construído em uma área remanescente de quilombo, com grande importância para o turismo étnico e religioso do Recôncavo.

Segundo a prefeita Rilza Valentim, a Igreja do Monte,  antes de ser fechado em 2008 por ameaça de desabamento, era um templo onde os saberes culturais do povo negro eram preservados. “Todo acervo e as reuniões da irmandade tiverame que ser transferidos para  residências de famílias locais. Com a restauração estaremos resgatando também as tradições, além do patrimônio que tem relevante interesse arquitetônico para a sociedade”.

O Monte Recôncavo é ponto mais alto do Recôncavo baiano, localizado a 180 metros acima da Baía de Todos os Santos.  A restauração do patrimônio religioso da freguesia fundada pelo bispo D. Constantino Barradas será feita com recursos próprios do município. “É o dinheiro do povo sendo investido para o povo. Entendemos que preservar nosso patrimônio é preservar nossa história e identidade para as gerações futuras”.
--