Cultura

JEQUIÉ: Felisquié não tem apoio da Prefeitura e ainda sofre boicote

Conselho Municipal de Cultura estaria sendo desrespeitado
Wilson Novaes , Jequié | 03/11/2013 às 18:48
Curador faz criticas a Prefeitura e a falta de apoio a festa literária de Jequié
Foto: Alysson Andrade Jr
O Seminário para o Plano Municipal de Cultura, realizado no último dia 28 de outubro (em um feriado do servidor público, na segunda-feira) pela prefeitura de Jequié, contou com um número muito pequeno de artistas. Isso revela o descontamento da classe artística com a total falta de políticas culturais e a ausência de respeito com o Conselho Municipal de Cultura, que foi eleito democraticamente. 

O tal seminário sem legitimidade foi feito no mesmo horário da Festa Literária do Sertão de Jequié - FELISQUIÉ. Além de não prestar apoio, a Secretaria de Cultura e Turismo (Diretoria de Programas e Projetos) realizou um evento no mesmo dia e horário para boicotar um importante projeto como foi a FELISQUIÉ. 

É válido ressaltar que esse comportamento da Secretaria de Cultura, recebeu o repúdio do poeta e escritor Jorge Salomão, que ficou bastante indignado por usar a imagem do seu irmão Waly nas faixas de convites para um evento paralelo ao que foi realizado em homenagem ao poeta tropicalista. Waly (que tivemos oportunidade de conhecer) se estivesse entre nós, também ficaria indignado. Isso é progresso ou atraso cultural?

Para professor, governo Tânia Britto "julga-se dono das leis e dos conselhos instituídos"
Infelizmente, a maioria dos nossos políticos, no exercício do mandato, costuma legitimar o poder da força e da repressão. O governo da Senhora Tânia Brito não está fugindo a essa regra. Julga-se dono da prefeitura, das leis, das secretarias, dos conselhos instituídos etc.

 Eis a razão pela qual os membros do Conselho Municipal de Cultura não tomaram posse até hoje. Não estou decepcionado com tudo isso porque nunca acreditei - durante a sua ilusória campanha política - que dessa fonte fosse jorrar alguma água salutar, algo de politicamente brilhante e correto. Os fatos e o sofrimento dos artistas e da população jequieense estão comprovando isso. 

Quem governa o que na administração Tânia Brito? Na Secretaria Municipal de Cultura (Diretoria de Projetos e Programas), o horário estabelecido para atendimento aos interessados vai das 7h. às 13h. Se alguém quiser testar esse atendimento, compareça a mesma às 7h e tente entrar em contato com algum servidor.

 A diferença marcante entre o governo Tânia Brito e o TITANIC é que este, depois de sair do porto de Southampton, em Londres, com destino a Nova York, precisou de poucos dias para se chocar com um iceberg e ir ao fundo do Oceano Atlântico; enquanto que o governo Tânia Brito não precisou se chocar com algum iceberg e afundou sem sair de onde está. Ainda bem que, como não há bem que nunca se acabe, também não há mal que dure para sempre. 

** (Jorge Barros - Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - membro eleito em março de 2013 para o Conselho Municipal de Cultura)