Cultura

Comissão de Cultura da Câmara aprova Dia Nacional do Samba de Roda

PL de autoria do deputado federal Zezéu Ribeiro
Keity Souza , Salvador | 30/10/2013 às 18:44
PL do deputado Zezéu Ribeiro (PT/BA)
Foto: Ag Câmara
Foi ao som ambiente dos belos sambas de roda do Recôncavo Baiano que a Comissão de Cultura aprovou por unanimidade o parecer da relatora Marina Sant’Anna (PT-GO) ao PL nº 6360/13, de autoria do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), que institui o dia 25 de novembro como o Dia Nacional do Samba de Roda. O projeto  segue agora para a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e depois, como tem caráter terminativo nas comissões,  será levado diretamente ao Senado Federal.

A data  foi escolhida porque neste dia, em 2005, a Unesco declarou oficialmente o Samba de Roda Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. A relatora disse que esse reconhecimento já mostra a importância de se designar um dia para refletir e celebrar essa manifestação cultural.  

O deputado Valdenor Pereira (PT-BA) elogiou a iniciativa do parlamentar e afirmou que o dia será importante para disseminar a arte. O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) disse que a ideia reflete a visão de Zezéu sobre como a cidade deve ser, um espaço de convivência social. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), presidente da Comissão, afirmou que as “marcas culturais” de uma cidade devem ser preservadas em suas singularidades e também defendeu a aprovação da matéria.

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) manifestou sua emoção e apoio ao projeto lembrando a canção de Caetano Veloso “Onde o Rio é mais baiano” ,  que mostra de maneira poética a  influência do Samba de Roda baiano para a criação do samba carioca.

Zezéu Ribeiro ressaltou a participação da Associação de Sambadeiras e Sambadeiros  do Estado da Bahia (Asseba) e o respaldo popular que recebeu em duas audiências públicas, uma em Santo Amaro e outra em Irará, que reuniram  centenas de pessoas entre sambadores e sambadeiras, formadores de opinião, e representantes do poder público de diferentes cidades do Recôncavo.