Cultura

COELBA leva cultura e informações para a Flica com peças de teatro

Todas as atividades terão como objetivo disseminar informações sobre o uso seguro e racional da energia elétrica.
Ascom Coelba ,  Salvador | 19/10/2013 às 08:00
A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, patrocina, pelo terceiro ano consecutivo, a Festa Literária Internacional de Cachoeira, evento que acontecerá de 23 a 27/10. Este ano, a concessionária apresentará a Fliquinha e levará para a Flica a unidade móvel do projeto Educação com Energia, as peças “Alvoroço” e “Alvorocinho”. Todas as atividades terão como objetivo  disseminar informações sobre o uso seguro e racional da energia elétrica.


Totalmente adaptada para o desenvolvimento de ações pedagógicas, a unidade móvel do Educação com Energia se transforma em uma sala de aula climatizada, com recursos tecnológicos avançados, a exemplo de iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D) e telão de LED. Na Flica, estudantes da rede municipal de ensino e a comunidade receberão orientações, através de exibição de filmes e palestras, sobre o uso seguro e racional da energia.

Como forma de incentivo à participação, os clientes da Coelba que assistirem às apresentações na Unidade Móvel e apresentarem a última conta residencial de energia também se candidatam a receber 03 lâmpadas fluorescentes econômicas. Serão distribuídos, ainda, materiais educativos para os participantes. A unidade móvel ficará localizada em frente à Câmara Municipal de Cachoeira, no período de 23 a 26/10, e funcionará das 8h às 18h.


No dia 26/10, além das atividades do Educação com Energia, a Coelba promoverá a apresentação da peça “Alvoroço: Uma comédia Feita por você”. O espetáculo, improvisado diante dos olhos dos espectadores a partir de jogos teatrais e de sugestões da platéia, será apresentado às 13h30, na Igreja Ordem Primeira do Carmo.


Fliquinha – Este ano, a Coelba apresentará as atividades da Fliquinha, espaço localizado no Centro Paroquial Matilde Carolina Leoni e destinado especialmente às crianças. A Fiquinha trará como tema “História em Quadrinhos”. No dia 26, às 17h30, será apresentada a peça “Alvorocinho: Diversão à Máxima Potência”, espetáculo também improvisado, só que direcionado para temáticas infanto-juvenis. Em Alvorocinho, o público decide os locais, temas, heróis e vilões, e cria as suas próprias histórias, podendo até subir no palco e encená-las.

 

Após a apresentação de Alvorocinho, às 18h será realizada a premiação do concurso de pinturas sobre o tema “Uso racional e seguro da energia elétrica”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira, entre alunos de 6 a 10 anos de idade. Serão premiados os três melhores desenhos. Os autores vencedores receberão tablets e as respectivas escolas receberão kits de livros e vídeos educativos, notebook e datashow. Todas as telas feitas pelos alunos estarão expostas no espaço da Fliquinha. 



Programação da Coelba na Flica:


§  23/10, das 8h30 às 18h, em frente à Câmara Municipal - Projeto Educação com Energia:


Atendimento a alunos de escolas do Município agendadas com a Secretaria de Educação - aulas interativas, exibição de vídeos e distribuição de material educativo sobre o tema.



§   24 a 26/10, das 8h às 18h, em frente à Câmara Municipal - Projeto Educação com Energia:

Exibição de filmes e dicas de uso seguro e racional da energia. Distribuição de materiais educativos sobre o tema. Doação de Lâmpadas para os clientes que apresentarem a conta de energia residencial de setembro e atenderem aos critérios* estabelecidos (vide critérios abaixo).


§  26/10, às 13h30, na Igreja Ordem Primeira do Carmo – apresentação da peça “Alvoroço: Uma comédia Feita por você”, trabalhando a temática do uso racional e seguro da energia.


Programação da Coelba na Fliquinha:


§     26/10, no Centro Paroquial Matilde Carolina Leoni:


17h30 - apresentação da peça “Alvorocinho: Diversão à Máxima Potência”, trabalhando a temática do uso racional e seguro da energia.



* Critérios para receber lâmpadas no Educação com Energia:


1 – Agendar horário na unidade móvel para assistir vídeo educativo e ser encaminhado para a doação de lâmpadas;


2 – Apresentar a conta de energia de setembro, original ou segunda via, de contrato residencial, rural ou urbano, de municípios da Bahia;

 
3 – Ter fornecimento regular de energia;


4 – Não ter trocado lâmpadas em outras ações da Coelba nos últimos três anos;


 5 – Cada contrato só pode participar uma vez da doação;


6 – Cada pessoa só poderá participar uma vez da ação.

 

Sobre as peças Alvoroço e Alvorocinho:


Ficha técnica:


Criação coletiva: Aícha Marques, Evelin Buchegger, Caíca Alves, Maurício de Oliveira, Manhã Ortyz.

 

ALVOROÇO: UMA COMÉDIA FEITA POR VOCÊ é um espetáculo improvisado, diante dos olhos dos espectadores, a partir de jogos teatrais e de sugestões da platéia.


O Alvoroço começa pela escolha da próxima cena a ser vista. O espectador tem o poder de decidir o que vai assistir, de interferir na cena e, até, de subir no palco e participar do espetáculo. Tudo totalmente democrático, sem pressão.


Alvoroço está conectado com o momento presente, com a interatividade, com a idéia de que o cliente cria o produto que quer consumir. O que é visto no palco é a mistura do imaginário do elenco e do público, numa criação única, gerada naquele momento, que jamais será repetida. O fazer teatral é totalmente desvendado, exposto, transformado num grande jogo cênico, que é diferente a cada noite. Além dos temas propostos pela plateia, nós traremos à cena discussões e questões voltadas à eficiência energética.


ALVOROCINHO: DIVERSÃO À MÁXIMA POTÊNCIA, a versão "matinê" de ALVOROÇO. Trata-se também de um espetáculo improvisado, só que direcionado para temáticas infanto-juvenil. A "galera" decide os locais, temas, heróis e vilões, e cria as suas próprias histórias, podendo até subir no palco e encená-las. É uma divertida e inteligente forma de exercitar a imaginação e a participação da galera jovem! A atmosfera é festiva, descontraída, irreverente.

 

A peça expõe e critica, com muito humor, as situações absurdas que assistimos frequentemente em nosso quotidiano, de uma forma completamente lúdica e despretensiosa, encenando aquilo que a platéia quer ver. Além dos temas solicitados pela plateia, abordaremos também o tema eficiência energética. A partir dos jogos de improviso iremos falar do uso correto da energia e dicas de como economizar energia elétrica.