Cultura

IV Ciclo Salvador de Cinema trará profissionais reconhecidos

IV Ciclo Salvador de Cinema trará profissionais reconhecidos no cenário nacional e internacional
Ive Deonísio , Salvador | 12/10/2013 às 18:05
Marília Hughes e Mateus Rocha, premiados no 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Thiago Dottori, indicado ao Emmy Kids Internacional pela série Pedro & Bianca, e Aly Muritiba, que vai ao Festival DOK Leipzig, na Alemanha, com o premiado A Fábrica, são alguns do nomes de destaque reunidos no IV Ciclo Salvador de Cinema. Em 2013, o Ciclo ocorrerá de 5 a 17 de novembro na Caixa Cultural, Rua Carlos Gomes, Centro. 

Co- diretora de Depois da Chuva, filme vencedor nas categorias de melhor roteiro, melhor ator e melhor  trilha sonora na mais antiga mostra competitiva do cinema no Brasil, Marília Hughes ministrará o curso de Cinema de Baixo Orçamento. Depois da Chuva é um longa que narra o período pós-ditadura e retorno das eleições diretas em Salvador  na década de 1980. Matheus Rocha, quadro do curso de Direção de Fotografia do Ciclo 2013, foi premiado no mesmo festival na categoria curta-metragem ficção pelo filme Tremor, de Ricardo Alves Jr. 

Thiago Dottori, palestrante do curso de Roteiro para Série de TV, é um dos roteiristas de Pedro & Bianca”, assinada por Cao Hambúrguer ,Teo Poppovic e Thiago Dottori, A série conta a história de dois irmãos gêmeos de 15 anos. Pedro é branco, como a mãe, e Bianca é negra, como o pai. Eles estudam em um colégio público e moram em  São Paulo. Os episódios são exibidos todos os domingos, na TV Cultura. 

Diretor de A Fábrica, um dos curtas-metragens pré-selecionados para o Oscar, Aly Muritiba contará suas experiências de dirigir documentários no Ciclo de Cinema. A fábrica narra a história de um detento que convence a mãe a trazer um celular para a penitenciária. A inspiração para a trama surgiu durante um período em que o diretor trabalhou na secretaria de Justiça. Aly pretende fazer mais dois filmes sobre o sistema prisional que, juntos com “A fábrica”, formarão a Trilogia do Cárcere.

Além destes, outros cineastas e profissionais de destaque do cinema estarão em Salvador no início de novembro para discutir o fazer cinema: Raquel Leiko (Financiamento do Audiovisual), Henrique Dantas (Cinema Documentário), Matheus Rocha  e Ivo Lopes Araújo (Direção de Fotografia), Helvécio Marins Jr., Marília Hughes e Luana Melgaço (Cinema de Baixo Orçamento) e  Marcos Lazarini (Roteiro para Série de TV). As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro no site : www.ciclosalvadordecinema.com.br. O evento é uma produção da Domínio Público.