Cultura

CAMAÇARI instala conservatório de música na Cidade do Saber

Educandos farão apresentações públicas
a partir de novembro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/09/2013 às 07:34
Prefeito Ademar durante o lançamento do Conservatório
Foto: Agnaldo Silva
A partir de novembro as crianças do Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari farão apresentações públicas na Praça da Simpatia. A notícia foi divulgada pelo prefeito Ademar Delgado, durante a inauguração do novo espaço.

A iniciativa acontecerá através da parceria entre a Prefeitura e a Cidade do Saber, no intuito de estimular o aprendizado das crianças, fazer com que tenham mais familiaridade com o público, assim como, para apresentar à comunidade o aprendizado adquirido pelos alunos durante as aulas. As apresentações serão realizadas mensalmente, sempre no último sábado do mês.

Entre as pessoas que comemoraram a notícia está a atendente Adriana Souza, mãe de Mateus Souza, de 11 anos, que estuda violino, no contraturno escolar, no Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC). “Esse projeto mudou a vida do meu filho. Não tenho dúvidas de que, com tantos incentivos, ele vá se tornar um músico reconhecido”, disse Adriana Souza.

Na opinião do professor de música da Cidade do Saber, Edgard Ribeiro, as aulas do Conservatório vão garantir o aprimoramento das técnicas musicais e contribuir para revelar novos talentos na cidade.

Também presente no ato, o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, lembrou que o ensino de música na escola contribui para a qualidade do ensino e a formação de cidadãos. A diretora geral da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, por sua vez,lembrou que a parceria entre a Prefeitura e a instituição tem colaborado para revelar talentos em diversas áreas artísticas, culturais e esportivas. 

Quem prestigiou o evento de inauguração foi o coordenador de música da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia, Cassio Nobre.

A inauguração do Conservatório contou com apresentações musicais dos estudantes do CEMC, da Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso e do Centro de Educação Municipal Paulo Freire, todas integrantes do projeto de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria da Educação), desenvolvido em parceria com a Cidade do Saber.
O vereador Oziel Araujo (PTtambém prestigiou o evento.
 
CONSERVATÓRIO
 
O Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari está localizado no segundo andar do prédio de educação da Cidade do Saber e conta com quatro salas climatizadas, com isolamento e tratamento acústico. As aulas acontecerão três vezes por semana.
No local, serão oferecidas aulas práticas, de história da música brasileira, percepção e teoria musical. Os educandos terão acompanhamento individualizado, além de aulas práticas em grupo, com ensaios coletivos para o desenvolvimento de repertório, assim como, participarão de outras atividades comandadas por um maestro.

O início das aulas está previsto para ocorrer ainda este ano, em data a ser definida. O ensino começará com atividades de introdução e nivelamento e, a partir de fevereiro de 2014, começa a série de quatro módulos que compõem o curso de música sinfônica.